Fundação da Juventude

Jovem Cientista Português premiado na maior Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia da América Latina

28/10/2019

Jovem Cientista Português premiado na maior Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia da América Latina

Pela mão da Fundação da Juventude, a representar Portugal na MOSTRATEC esteve o projeto ‘BEMBIBER: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias’, o qual se destacou ao mais alto nível tendo obtido o segundo lugar na categoria de projetos internacionais e o terceiro lugar na categoria geral da Mostratec.

 

Promovida pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, no Brasil, a 34ª MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que decorreu entre 22 e 25 de Outubro, contou, este ano, com a participação de 755 projetos do Brasil e de 21 países, entre os quais esteve Portugal. Trata-se da maior e mais reconhecida feira de ciência e tecnologia da América Latina e a segunda maior a nível Mundial.

 

Desenvolvido por Rodrigo Carvalho, aluno da EPTOLIVA e orientado pela professora Honorata Pereira, o projeto consiste num gin obtido a partir do soro de leite de ovelha, um desperdício resultante da produção do queijo DOP Serra da Estrela e foi um projeto vencedor da edição de 2019 do Concurso Nacional Jovens Cientistas, um programa que a Fundação da Juventude promove anualmente para incentivar a investigação científica dos jovens. Segundo o jovem investigador «o soro de leite de ovelha não tem qualquer valor no mercado, acabando por ser libertado como efluente em cursos de água, provocando a poluição e a contaminação das águas. Todos os subprodutos resultantes da produção do gin foram reaproveitados e transformados em produtos com valor económico, como sejam a manteiga e o sal com aroma a queijo.»

 

Para Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude, que chefiou a delegação Portuguesa na MOSTRATEC «sinto-me muito orgulhosa com estes prémios a nível internacional, são o reconhecimento do excelente trabalho realizados nas escolas em Portugal, ao nível do ensino secundário e profissional, e confirmam a qualidade dos trabalhos premiados na Mostra Nacional de Ciência».

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter