Fundação da Juventude

Constituição

História da Fundação

A 25 de setembro de 1989, o Centro Histórico do Porto viu nascer, na Casa da Companhia, a primeira Fundação privada de âmbito nacional com a missão exclusiva de promover a integração dos jovens na vida ativa e profissional. 

Uma Fundação que nascia com o apoio de 21 instituições públicas e privadas que acreditaram na urgência da existência de um projeto que qualificasse os jovens e os preparasse enquanto profissionais de excelência para os mercados nacional e internacional. O caráter visionário da Fundação da Juventude e a marca da sua atuação recrutaram o interesse de outras 21 instituições que vieram fortalecer o grupo de fundadores.

Na sua génese esteve um património de intenções, ideias e fortes convicções que, em poucos meses, permitiram à Fundação da Juventude o reconhecimento do estatuto de utilidade pública, conferida logo em 1990, pelo então Primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva.

Esta é uma Fundação que se constitui como uma referência de excelência a nível nacional de atuação na área da Juventude. Uma Fundação que iniciou a sua atividade, na sua antiga sede, a Casa da Companhia, na conhecida Rua das Flores, no Porto, e hoje (desde 2016) com a sua sede no Palácio das Artes - Fábrica de Talentos, também no Porto, no Largo de São Domingos, contando ainda com uma Delegação na Região de Lisboa e Vale do Tejo desde 1992, localizada na cidade de Lisboa.

Desde a sua criação, a Fundação da Juventude soube reforçar a sua atuação estabelecendo protocolos e acordos de cooperação, ou parcerias com centenas de organizações ou entidades, públicas e privadas, nacionais e internacionais.

E foram muitos os milhares de jovens que beneficiaram dos seus projetos, nas diversas áreas de atividade, sendo que algumas centenas prestaram voluntariamente serviços à Fundação e sem os quais não seria possível ter chegado tão longe.

A Fundação da Juventude é hoje uma instituição de intervenção de âmbito nacional, que há 26 anos leva a cabo a sua missão de promover a integração de jovens na vida ativa e profissional, formar cidadãos esclarecidos e despertar o interesse por uma participação ativa na sociedade. Uma instituição visionária, que apostou numa forma de intervenção que fez escola e que se constitui como exemplo de atuação para entidades públicas e privadas. Uma instituição que, consciente da sua maturidade, prepara uma maioridade de forma renovada e apta para os novos desafios de intervenção na área da Juventude.

 

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter