Fundação da Juventude

26º PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas

De 05/03/2018 a 31/08/2018

26º PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas

Está lançada a 26ª edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, promovido pela Fundação da Juventude.

O PEJENE enquadra-se num dos vetores estratégicos de atuação da Fundação da Juventude - Emprego e Empreendedorismo – sendo um forte contributo para ultrapassar o obstáculo da falta de experiência e de Curricula dos jovens alunos e da pouca preparação para o mundo do trabalho. Este programa tem vindo a responder, desde 1993, às necessidades dos jovens que se encontram a finalizar o ensino superior, permitindo desempenhar tarefas de caráter profissional, e aumentar os seus conhecimentos em ambiente real de trabalho.

Esta edição é lançada com o apoio do IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e do  IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude.

  • Objetivos

    O PEJENE promove uma relação direta entre a Escola e a Empresa/Entidade de Acolhimento, através do desenvolvimento de projetos conjuntos de formação em local de trabalho, ainda durante o período de estudo dos jovens.

    Através deste Programa, os jovens serão colocados em entidades de acolhimento no período de interrupção das suas atividades letivas de verão, período esse coincidente com as maiores necessidades das empresas em termos de recursos humanos.

  • Para quem?

    Os estágios destinam-se a todos os jovens que frequentem o penúltimo e o último ano de qualquer curso do ensino superior (Licenciatura, Mestrado ou Mestrado Integrado, Pós-Graduação), em estabelecimentos de ensino público, privado e/ou cooperativo, abrangendo todas as áreas de estudo. Destina-se também a todas as empresas/entidades interessadas em acolher estagiários.

    Consideram-se abrangidas pelo PEJENE todas as áreas de estudo previstas pelo Sistema de Ensino Superior, devida e previamente aprovadas pelo Ministério competente.

    As entidades de acolhimento dos estágios podem ser: Empresas Industriais (incluindo, transportes e comunicações), Comerciais, de Serviços (incluindo de Consultadoria) e Empresas dos setores das Indústrias Culturais, Indústrias Criativas, Indústrias do Lazer, Indústrias do Entretenimento, assim como Instituições Financeiras (Bancos, Seguradoras e similares), e Instituições sem fins lucrativos (Fundações, Associações, IPSS, Cooperativas e similares), Autarquias Locais, Agências de Desenvolvimento Local, entre outras, desde que possam celebrar o Protocolo de Estágio previsto no regulamento.

  • Estágios

    Os estágios terão a duração mínima de 2 meses e máxima de 3 meses, devendo decorrer entre julho e setembro de 2018, dando-se preferência aos estágios com duração de 3 meses.

    O PEJENE tem como função integrar o estagiário numa entidade de acolhimento, desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado de acordo com a área de formação do estagiário. Estes estágios decorrem sob a supervisão de um tutor técnico (profissional experiente da entidade de acolhimento) que, no final do mesmo, elaborará um relatório de avaliação final.

    O estagiário terá de elaborar um relatório final de estágio que será entregue ao tutor técnico, que o remeterá à Fundação, depois de visado, juntando-lhe a ficha de avaliação atrás referida.

    Compete às entidades de acolhimento dos estágios pagar, no mínimo, mensalmente aos estagiários os subsídios de alimentação e de transporte. Para além disso, deverão ainda fazer um Seguro de Acidentes coincidente com o período de estágio.

  • Certificados de Estágio

    Aos jovens estagiários do PEJENE será atribuído um Certificado de Estágio, pela Fundação da Juventude, documento esse que será enviado por e-mail logo após a receção do relatório e ficha de avaliação do estágio.

  • Candidaturas

    As candidaturas ao PEJENE 2018 contam com duas fases. A primeira fase, para empresas/entidades de acolhimento interessadas em receber estagiários, decorre até 14 de Abril. Já para os estudantes, as candidaturas decorrem a partir de 18 de Abril.

     

    As candidaturas dos estudantes encerram quando todas as vagas forem preenchidas. Consulta as vagas disponíveis.

     

    Cada estudante pode candidatar-se até 2 vagas de estágio, de acordo com as suas preferências. No entanto, a pré-seleção fica condicionada aos requisitos exigidos pela empresa/entidade de acolhimento.

    Estarão disponíveis as vagas para estágio e os estudantes candidatam-se diretamente às vagas que correspondem à sua área de formação. Os estudantes serão contactados diretamente pelas empresas, caso estas tenham interesse no seu perfil. A seleção final é da responsabilidade das empresas/entidades de acolhimento, e comunicado por estas aos estudantes e à Fundação da Juventude.

    As vagas, à medida que são preenchidas deixam de estar disponíveis online. No ato da candidatura os estudantes devem submeter um comprovativo de como estão a frequentar o último ou penúltimo ano do ensino superior. Caso não entreguem esse mesmo comprovativo, a candidatura não será validada.

  • Contactos

    Susana Chaves
    Tel. + 351 223 393 530
    schaves@fjuventude.pt

    ou

    pejene@fjuvetude.pt 

  • Apoios

    IEFP    IPDJ   

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter