Fundação da Juventude

Prémio Nacional Indústrias Criativas 2015

De 02/02/2015 a 15/03/2015

Prémio Nacional Indústrias Criativas 2015

A 7.ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves arranca a 2 de fevereiro e até 15 de março os interessados podem inscrever-se desde que a sua ideia de negócio se integre numa das quatro categorias do concurso – Arquitetura e Artes Visuais, Música e Artes do Espetáculo, Conteúdos e Novos Media e Turismo e Património.

Procuram-se empreendedores com ideias de negócio sustentadas – produtos ou serviços - que se diferenciem pela criatividade e inovação mas, sobretudo, que apresentem potencial económico e sejam geradoras de emprego.

O vencedor irá ainda receber um prémio de 25 mil euros e representar Portugal no Creative Business Cup (Copenhaga, Dinamarca), uma competição anual para empreendedores oriundos de mais de 50 países que visa distinguir a melhor ideia de negócio no setor das Indústrias Criativas a nível mundial.

À semelhança dos anos anteriores, o vencedor será revelado durante o Super Bock Laboratório Criativo, fórum anual organizado pela Unicer para celebrar e debater o estado do empreendedorismo criativo em Portugal.

Em seis edições, o Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves, que conta com a parceria e apoio da Fundação da Juventude, já avaliou mais de 1500 projetos e apoiou mais de 60 que geraram mais de 200 postos de trabalho.

  • O que é?

    O Prémio Nacional Indústrias Criativas – Super Bock/Serralves é uma iniciativa pioneira em Portugal, promovida pela Unicer, através da marca Super Bock e da Fundação de Serralves.

    Desde cedo, a Unicer reconheceu a importância do setor sendo a pioneira na promoção de uma iniciativa dedicada às Indústrias Criativas e o volume de candidaturas recebidas ao longo das 5 edições já realizadas não deixam margem para dúvida em relação ao potencial criativo dos portugueses.

    Os Roadshows decorrerão no Porto, Guimarães, Aveiro e Lisboa em data a anunciar, e as candidaturas apresentadas deverão ser previamente submetidas no site.

    No momento de apresentação da ideia/projeto será gravado um vídeo de 3 minutos.

    No seguimento dessa parceria, o Prémio Nacional Indústrias Criativas e os seus finalistas vão participar no programa The Next Big Idea, do canal televisivo SIC Notícias.

    O formato tradicional de candidaturas ao Prémio, que não implica a participação no Roadshow PNIC/TNBI, mantém-se e deverá ser submetido também através do site.

  • Objetivos

    O Prémio Nacional Indústrias Criativas - Super Bock/Serralves pretende apoiar, promover e ajudar a implementar projetos inovadores neste setor e que combinem criatividade e empreendedorismo numa perspetiva de desenvolvimento económico e social.

    Paralelamente, é objetivo desta iniciativa contribuir para a afirmação de um Portugal Contemporâneo, dos seus produtos, serviços e marcas nacionais.

  • Para quem?

    Poderão candidatar-se a este Prémio todos os cidadãos com mais de 18 anos, de forma individual ou em grupo, bem como micro e pequenas-empresas em fase de criação ou expansão (desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços) e sedeadas em território português. Os projetos a candidatura não poderão ter capital externo investido no valor superior a 380.000€.

  • Candidaturas

    As candidaturas deverão ser submetidas no site das Indústrias Criativas em www.industriascriativas.com

  • Categorias

    Em 2015 o Prémio passou a apresentar quatro grandes categorias a concurso. Esta categorização permite diferenciar a natureza dos projetos em competição:

    • Arquitetura e Artes Visuais
      Arquitetura, Design, Artes plásticas, Moda e Joalharia
    • Música e Artes do Espetáculo
      Música, Dança, Teatro, Novo Circo, Cinema e Vídeo
    • Conteúdos e Novos Media
      Televisão, Rádio, Edição, Multimédia, Software Educacional e de Entretenimento.
    • Turismo e Património
      Gastronomia, Turismo e Património.
  • Idiomas admitidos

    As candidaturas podem ser submetidas nos seguintes idiomas: Português e Inglês.

  • Critérios de Seleção

    Originalidade
    A ideia de negócio é nova ou aplicada a um novo contexto?


    Criatividade
    As competências criativas são dominantes no processo de produção e no produto final e cruciais para o sucesso da ideia de negócio?


    Potencial de Mercado
    O conceito de negócio implica um potencial de mercado?

  • Prémios

    O Prémio distinguirá o melhor projeto de todas as categorias a concurso (que distinguirá a categoria em que se insere) com:

    • Prémio de 25.000€, que deverá ser aplicado como capital social da sociedade comercial que deverá ser constituída ou como aumento de capital caso a sociedade já esteja constituída.
    • Integração na incubadora virtual de indústrias Criativas da Fundação de Serralves, INSERRALVES, ou na incubadora da Universidade Católica Portuguesa Porto, caso seja do interesse do candidato vencedor.
    • Acesso a instrumentos de apoio financeiro e infraestrutural, networking e fontes de financiamento.
    • Acesso à competição internacional "Creative Business Cup", como representante nacional.

     

    O Prémio Nacional Indústrias Criativas - Super Bock/Serralves distinguirá os projetos que se destaquem nas restantes categorias a concurso.

  • Creative Business Cup

    No âmbito da parceria entre a ADDICT e a Unicer, o Prémio Nacional Indústrias Criativas é a iniciativa nacional que representa Portugal no Creative Business Cup - uma competição de empreendedores do setor criativo, promovida por uma congénere da ADDICT – a CKO - Centre For Culture And Experience Economy – e que se realiza com carater internacional desde 2012 em Copenhaga, na Dinamarca. Esta iniciativa tem por objetivo premiar as melhores ideias de negócio no setor criativo mundial.

    Portugal tem participado neste certame desde o seu início em 2012, com o vencedor da 4ª, 5ª e 6ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas.

    Mais informações em www.creativebusinesscup.com

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter