Fundação da Juventude

O impacto das mudanças tecnológicas - os desafios e oportunidades na nova era da digitalização

03/07/2014

Duas de Letra

A partir das 21h30 do dia 3 de julho, o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos recebeu a 4ª "Duas de Letra...".

“O impacto das mudanças tecnológicas – os desafios e oportunidades na nova era da digitalização” foi o tema central deste ‘debate’, que contou com convidados de relevo, para além de todos os que participaram, estando à vontade para apresentar as suas opiniões, ideias, dúvidas e partilhar experiências.

O objetivo passou por perceber para onde caminha a sociedade nesta era da digitalização e qual o impacto que o acesso facilitado ou não tem nas diferentes gerações.

  • Local

    Palácio das Artes - Fábrica de Talentos

    Largo de S. Domingos, 16-22
    4050-545 Porto
    Tel.: (+351) 222 022 380

  • Convidados

    (MODERADOR) FILIPE ARAÚJO. 10/09/1976. Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente na Câmara Municipal do Porto. Membro do Conselho de Administração da LIPOR. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. M.Sc. em Telecomunicações pela UMIST - University of Manchester Institute of Science and Technology, Manchester, Reino Unido. Foi Professor convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entre 2007 e 2011. Foi deputado da Assembleia Municipal do Porto entre 2005 e 2009. Quadro superior de uma empresa de telecomunicações. Membro do Conselho de Administração da Fundação da Juventude.

     

    ELSA FERNANDES. Consultora de marketing e comunicação digital / Fundadora da The Cherry Bicycle. Formada em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM Porto e IE Business School de Madrid, tem mais de dez anos de experiência em estratégia de marketing e comunicação digital. Profissionalmente, passou pela redação do Público, portal IOL e Exponor. Fundou, em 2013, a The Cherry Bicycle, boutique de marketing e comunicação digital especializada em pequenos negócios, startups e empreendedores criativos. É formadora na Academia FLAG de Marketing Digital e oradora convidada em diversos eventos ligados ao marketing e comunicação. Fotógrafa nas horas vagas, gosta de design, livros e yoga.

     

    FELIPE AVILA DA COSTA é atualmente o responsável pelo Pólo Tecnológico e pelo Programa de Aceleração de Startups do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), onde acompanha diariamente mais de 120 startups de base tecnológica, científica e/ou criativa nos seus processos de arranque, desenvolvimento e crescimento, para além de cerca de 15 centros de inovação de empresas nacionais e internacionais. Profundamente envolvido no ecossistema empreendedor, Felipe é um experiente mentor e speaker, tendo trabalhado anteriormente em startups de sucesso (Portugalmail, Blip.pt, etc.) e fundado alguns projetos empresariais (Talks 2.0, The Usability Page, etc.) Felipe é ainda detentor de um Mestrado em Engenharia Informática e Computação pela Universidade do Porto, um Executive MBA pela Porto Business School e possui formação complementar em Inovação, Empreendedorismo Tecnológico e Transferência de Tecnologia.

     

    FERNANDO MACHADO. 21/09/1977. Diretor Geral da InovaGaia. Consultor empresarial em áreas estratégicas e de gestão. Docente e formador. Tem Licenciatura em Economia. MBA em Finanças Empresariais. Master in Public Administration. Curso de Especialização no Mestrado em Competitividade, Governação e Políticas Públicas. Mestrando em Administração e Gestão Pública.

     

  • O impacto das mudanças tecnológicas – os desafios e oportunidades na nova era da digitalização

    As novas tecnologias surgem, de certo modo, como um pólo de reconfiguração de toda a sociedade, das nossas práticas diárias, na verdade, do saber / saber, saber / fazer e saber / dizer. Hoje em dia cada vez mais interativas, estas novas tecnologias apresentam-se, de facto, como uma nova era, repleta de oportunidades e desafios, como o reflexo de inúmeras mais-valias e consequências.

    Estamos perante uma época marcada por inúmeras mudanças, influenciada cada vez mais pelos avanços tecnológicos. Somos, hoje em dia, uma sociedade marcada pela nova informação e o novo conhecimento.

    Esta nova realidade traduz-se em novos hábitos, novas formas de comunicar, interagir, novos pensamentos e formas de agir. Todas estas transformações, não só nos proporcionam a abertura de novos horizontes, como também nos inibem, moldando-nos em torno das facilidades tecnológicas.

    No fundo, nesta nossa sociedade da informação, tendo como base a tecnologia e a relação em rede, a sabedoria encontra-se na escolha, o saber utilizar todos estes avanços apontando para o futuro mas com consciência e valorização do passado.

     

    Questões:

    - Deverá esta nova era ser entendida como um afastar da realidade presencial e material e a passagem para uma realidade cada vez mais virtual?

    - Como fica, numa era cada vez mais tecnológica e digital, a técnica e a tradição manual?

    - Como ficam as interações face a face e as relações de sociabilidade?

    - Nesta nossa sociedade da informacão corremos o risco de cair numa exclusão social para os indivíduos com acesso limitado às novas tecnologias ou que simplesmente não se adaptam a estas mudanças?

     

    Objetivos:

    - Através desta partilha de ideias, opiniões e estudos procuraremos conhecer melhor toda esta temática, quais os desafios e oportunidades que surgem no seio deste avanço tecnológico

    - Perceber para onde caminha a sociedade nesta era da digitalização, no fundo, qual o impacto que o acesso facilitado ou não tem nas diferentes gerações

     

  • Sobre "Duas de Letra"

    “Duas de Letra…” é a nova aposta da Fundação da Juventude para 2014. Com o objetivo de reunir pessoas à volta de um tema pertinente e atual, abrimos um espaço para uma conversa informal e descontraída.

    Ao longo do ano, o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, irá organizar 6 edições de “Duas de Letra…”, numa tarde de sábado acompanhada de um lanche.

    Os encontros terão convidados de relevo nas áreas debatidas, mas todos os presentes estão à vontade para apresentar as suas opiniões, ideias, dúvidas e partilhar experiências.

     

  • Apoio

    Unicer  Câmara Municipal do Porto

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter