Fundação da Juventude

Juventude e Sexualidade

24/05/2014

Duas de Letra 'Juventude e Sexualidade'

A partir das 17h do dia 24 de maio, sábado, o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos recebeu a terceira edição de "Duas de Letra...".

“Juventude e Sexualidade” foi o tema central deste ‘debate’, que contou com convidados de relevo, para além de todos os que participaram, estando à vontade para apresentar as suas opiniões, ideias, dúvidas e partilhar experiências.

O objetivo passou por perceber a transformação da juventude em termos de relações, pensamentos, perspetivas e ações. Importou também perceber como é entendida a sexualidade hoje em dia, como é vivida e abordada.

 

aqui as fotografias do evento!

  • Local

    Palácio das Artes - Fábrica de Talentos

    Largo de S. Domingos, 16-22
    4050-545 Porto
    Tel.: (+351) 222 022 380

     

  • Convidados

    [Psicóloga Clínica Especialista. Terapeuta Sexual da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC). Cordenadora da Comissão LGBT Norte da SPSC. Vice-Presidente da APFNorte (Associação para o Planeamento Familiar). Formadora nas áreas da Sexologia e Educação Sexual]

     

    [Doutorada na área científica de Sociologia,  especialidade de Sociologia da Saúde.  Docente na Universidade Aberta, no Departamento Ciências Sociais e Gestão, onde tem vindo a implementar cursos de Pós graduação e de Formação avançada em áreas curriculares como: Educação Sexual em meio escolar; A Sexualidade como uma Construção Identitária – Diversidades (Des)Igualdades e em Identidades sexuais, Corpo e saúde  - dirigidos a professores e outros licenciados. É investigadora no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais/CEMRI. O percurso da investigadora é dirigido a projetos de pesquisa nas áreas da Sociologia da Sexualidade, dos Jovens, do Género, do Corpo, da Orientação Sexual e da Saúde. Nesta vasta área é autora de publicações e de comunicações em congressos nacionais e internacionais - autora do livro,  Eu faço sexo amoroso – A sexualidade dos Jovens pela voz dos Próprios, da editorial Bizâncio, 2012.]


    [Licenciado em Medicina; Doutorado em Ciências Médicas com prova complementar em Psiquiatria; Especialista em Medicina legal. Foi Diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto; exerce funções de Consultor em Medicina Legal do Ministério da Justiça; é Diretor do Centro Médico-Legal Prof. J. Pinto da Costa. É membro de múltiplas sociedades científicas nacionais e estrangeiras. A sua obra científica conta com mais de 250 trabalhos, alguns deles publicados na África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Checoslováquia, Cuba, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Japão, Noruega, Roménia, Suécia, Tunísia, etc. Tem divulgado múltiplos temas de medicina legal nos órgãos de comunicação social, alguns deles difundidos na imprensa, rádio e televisão. É Professor Catedrático de Medicina Legal na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Professor Catedrático de Psicologia forense na Universidade Lusíada do Porto, Professor Catedrático de Odontologia Forense no Instituto Superior de Ciências da Saúde-Norte e Consultor de Mestrado de Medicina Legal do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto. É Coordenador Científico do Instituto CRIAP e membro do Conselho Editorial da Revista CRIAP.]


    [Desde 2011 que desempenha funções pedagógicas na Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida", no âmbito da Educação para a Sexualidade no Projeto Educação pelos Pares em estabelecimentos prisionais, centros educativos, lares de jovens retirados às famílias e em várias escolas do distrito do Porto.]

     

    [Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra (UC). Psicóloga clínica. Terapeuta sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC). Investigadora do SexLab (Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana) na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto. Atividade clínica e investigação de pós-doutoramento na sexualidade e Mindfulness, com orientação científica de Pedro Nobre (UP), Julia Heiman (Kinsey Institute, EUA) e Lori Brotto (Universidade British Columbia, Canada). Experiência docente e formativa na área da Sexologia Clínica, Psicologia Clínica e Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração. Autora de diversos trabalhos científicos e palestrante convidada em eventos nacionais e internacionais. Prémio para melhor artigo no European Congress of Sexology, em 2008 (Portuguese women s sexuality and biopsychosocial determinants: A focus on sexual well-being) e prémio para melhor poster na categoria Clinical female, em 2014, no 16th Congress of the European Society for Sexual Medicine (ESSM) joint by the 12th Congress of the European Federation of Sexology (Sexual satisfaction in the elderly women). Membro da Direção da SPSC desde 2008. Membro da Comissão de Ensino e coordenadora científica do curso para Terapeuta Sexual da SPSC. Membro da Comissão Executiva da Federação Europeia de Sexologia desde 2014.]


  • Entrada

    A entrada é livre, pedindo-se confirmação prévia de presença para palaciodasartes@fjuventude.pt

  • Juventude e Sexualidade

    A juventude, como parte integrante da sociedade, está também em constante transformação e verdade é que os jovens de hoje não são os mesmos de ontem nem serão os mesmos de amanhã, as relacões, os pensamentos, perspetivas e acções vão-se moldando consoante os tempos e as pessoas.

    Neste sentido e, tendo como base de análise a sexualidade na comunidade jovem, pretendemos com esta nossa conversa saber como é entendida a sexualidade hoje em dia, como é vivida e abordada na realidade.

    A sexualidade é, de facto, uma das dimensões do ser humano esta, envolve género, identidade sexual, orientação sexual, práticas, papéis e relacionamentos e toda uma série de elementos que fazem parte de nós como ser complexo que somos.

    Nestes últimos tempos e como, consequência e resultado da evolução da sociedade, vivenciamos diferentes formas de estar, viver, conviver e pensar que, aos poucos, estão a mudar a estrutura e pensamento social existente até então.

    Liberdade de escolha, novas formas de relacionamento, novos valores e conceitos, aparecem, aqui, como representantes no fundo, de novas perspectivas, o caminhar, na verdade, para uma nova evolução.

     

    Questões :

    - Nos dias de hoje em que a evolução é constante, em que vivemos em torno de novos pensamentos e perspectivas que vieram alterar toda a vivência social e, também neste caso, as relações pessoais, como é vivida a sexualidade nos jovens ?

    - Neste sentido e, com base no momento presente mas apontando o futuro que aí vem, para onde se encaminha esta temática?

     

    Objetivos :

    - Através desta partilha de ideias, opiniões e estudos procuraremos conhecer melhor toda esta temática, quais os aspectos positivos e negativos desta vivência comum nos dias de hoje. O que vivem na realidade, como vivem e como pensam os jovens quando o tema é a sexualidade.

    - Pretendemos, de certo modo, analisar o tema como um todo olhando o presente o pasado e procurando perceber o que esperar para o futuro. 

  • Sobre "Duas de Letra"

    “Duas de Letra…” é a nova aposta da Fundação da Juventude para 2014. Com o objetivo de reunir pessoas à volta de um tema pertinente e atual, abrimos um espaço para uma conversa informal e descontraída.

    Ao longo do ano, o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, irá organizar 6 edições de “Duas de Letra…”, numa tarde de sábado acompanhada de um lanche.

    Os encontros terão convidados de relevo nas áreas debatidas, mas todos os presentes estão à vontade para apresentar as suas opiniões, ideias, dúvidas e partilhar experiências.

  • Apoio

    Unicer  Câmara Municipal do Porto

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter