Fundação da Juventude

Intel ISEF 2014

De 11/05/2014 a 16/05/2014

Intel ISEF 2014

"Creme de Bacteriófagos: Medida preventiva de Propagação e Contágio de Doenças causadas por Bactérias" e "TBox". Estes são os dois projetos que participaram na Intel ISEF - Feira Internacional de Ciência e Engenharia 2014 / EUA, que decorreu de 11 a 16 de maio, em Los Angeles / Califórnia.

André Ferreira, Gonçalo Pires e Ricardo Nunes, da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, autores do projeto “TBox”, receberam o segundo prémio American Intellectual Property Law Association, no valor de $250 (cerca de €183) neste certame internacional.

Esta participação na Intel ISEF deveu-se ao terceiro e quarto lugar alcançados pelos projetos no Concurso Jovens Cientistas e Investigadores 2013.

 

aqui as fotografias!

  • Autores do projeto 'T-Box: Tracking Box'
  • Autores do projeto 'Creme de Bacteriófagos: Medida preventiva de Propagação e Contágio de Doenças causadas por Bactérias'
  • Sobre a Intel ISEF

    A Feira Internacional do Intel de Ciência e Engenharia é a maior competição internacional pré-universitária do mundo, proporcionando um fórum anual para mais de 1600 estudantes do ensino secundário de mais de 70 países, regiões e territórios para apresentarem as suas investigações independentes e competir por mais de 4 milhões de dólares em prémios.

    Hoje, milhões de estudantes em todo o mundo competem todos os anos em Feiras de Ciência locais patrocinadas pelas escolas; os vencedores destes eventos passam a participar em Feiras regionais e estaduais. O vencedor ganha a oportunidade de participar no Intel ISEF.

    O Intel ISEF junta estas mentes de jovens cientistas de topo, mostrando os seus talentos a nível internacional, onde cientistas doutorados avaliam e julgam o seu trabalho.

    O Intel ISEF é realizado todos os anos em cidades diferentes. O suporte para o evento inclui o recrutamento de 100 voluntários e júri e a organização de um dia de divulgação para a educação com a visita de mais de 3000 estudantes do ensino básico e superior.

  • Projetos portugueses na Intel ISEF

    BIOLOGIA

    Projeto: "Creme de Bacteriófagos: Medida preventiva de Propagação e Contágio de Doenças causadas por Bactérias"

    AUTORES: Ana Rita Alves Pereira de Ferreira Monteiro; Beatriz Cunha Quiaios

    PROFESSOR COORDENADOR: Andreia Luz

    ESCOLA: Colégio Valsassina, Lisboa

    "Este projeto consiste na criação de um protótipo de um creme concentrado em bacteriófagos que destrua as bactérias mais abundantes nas mãos (Staphyloccus aureus e Escherichia coli) de modo a diminuir a probabilidade de ser infetado por bactérias nocivas, prevenindo a contração de infeções bacterianas.

    O creme é feito com base em bacteriófagos – vírus que infetam e destroem – apenas e especificamente as bactérias.

    Este creme mantém a camada lipídica da pele, ajudando a impedir a entrada de agentes patogénicos. Através da hidratação, o efeito é mais prolongado, pois como o creme não evapora, permite que os bacteriófagos se multipliquem.

    Assim, pretendeu-se com este protótipo que em futuros desenvolvimentos, possa conter bacteriófagos respetivos a bactérias causadoras de doenças mais perigosas, podendo tratar-se, portanto, uma possível via de contenção, reduzindo, assim, o número de casos de infeções."

     

     

    ENGENHARIAS

    Projeto: "TBox - Tracking Box"

    AUTORES: André Santos Ferreira; Gonçalo Gonçalves Duarte Pires; Ricardo Martins Coelho Nunes

    PROFESSOR COORDENADOR: Joaquim Luís Pereira de Almeida

    ESCOLA: Escola Secundária de Oliveira do Bairro

    "O projeto TBox consiste na construção de um dispositivo eletrónico designado TBox. Este pretende melhorar a qualidade de vida dos seus utilizadores, reduzindo o tempo de acionamento de meios de emergência, uma vez que aliando as telecomunicações com GPS à deteção de movimento, permite localizar em tempo real e identificar ausência de movimento.

    A TBox efetua localização de três formas: pressionando um botão de emergência que aciona o envio de um SMS a um número pré-definido: enviando um SMS para o cartão SIM do dispositivo, que devolve outro SMS com a sua localização e por ausência de movimento.

    Este projeto permitiu validar a TBox e conferir-lhe um valor inegável, pois a principal aplicação é ousada e destaca-se de outros produtos similares devido à adaptabilidade ao vestuário; à acessibilidade; à larga disponibilidade e às inúmeras aplicações.

    Assim, perspetiva-se, futuramente, a conceção de uma versão definitiva da TBox e a sua validação em tempo real."

  • Apoios à participação portuguesa neste evento

    FLAD   

     

    Direção Geral da Educação

    Fundação EDP

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter