Fundação da Juventude

Agricultura Familiar em Portugal - que futuro?

22/02/2014

Logotipo Duas de Letra

"Duas de Letra…" é a nova aposta da Fundação da Juventude para 2014. Com o objetivo de reunir pessoas à volta de um tema pertinente e atual, abrimos um espaço para uma conversa informal e descontraída.

Ao longo do ano, o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, irá organizar 6 edições de "Duas de Letra…", numa tarde de sábado acompanhada de um lanche.

Os encontros terão convidados de relevo nas áreas debatidas, mas todos os presentes estão à vontade para apresentar as suas opiniões, ideias, dúvidas e partilhar experiências.

No dia 22 de fevereiro, pelas 17h30, realiza-se a primeira Duas de Letra... sob o tema "Agricultura Familiar em Portugal - que futuro?".

Sendo 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar, entendemos que seria o tema indicado para dar início a um novo ciclo de conversas. Assim, procuraremos conhecer em que situação se encontra a agricultura familiar hoje em dia, abordando questões como: as oportunidades em tempos de crise, os apoios e incentivos, a agricultura familiar vs produção em massa, as hortas hurbanas e os “novos agricultores”.

  • Local

    Palácio das Artes - Fábrica de Talentos

    Largo de S. Domingos, 16-22
    4050-545 Porto
    Tel.: (+351) 222 022 380

  • Convidados

    [Sinopse: Luís Alves tem 41 anos, é do Porto. Agrónomo, técnico de Agricultura Biológica, foi encarregado geral do Parque de Serralves entre 1997 e 2002. Em 2002 fundou, com Jorge Sá, o Cantinho das Aromáticas, projeto único do género na Europa Ocidental de agricultura biológica urbana. Nos últimos 11 anos é agricultor e viveirista, produzindo em modo de produção biológico plantas aromáticas, medicinais, condimentares e flora espontânea autóctone. Lecionou em diversos cursos de jardinagem e espaços verdes, plantas aromáticas e medicinais, agricultura biológica, e foi orador convidado de diversas palestras sobre os temas. Editou um DVD com um cursointerativo de PAM. Foi galardoado com o 1º Prémio "Agricultor sobresaliente en atividades innovadoras 2008". Foi finalista dos Prémios Novo Norte 2011, na categoria Norte Empreendedor. Conquistou o 1º Prémio de Inovação para a Sustentabilidade (EBAEpis- EuropeanBusiness Awards for the Environment 2011, na categoria Processo. Entre 2008 e 2012 foi colaborador regular do programa Praça da Alegria, da RTP1, onde manteve uma rubrica sobre plantas.]

     

    • Pedro Medeiros – Fundador da Sustenta

    [Sinopse: Pedro Medeiros, 40 anos, pai de dois filhos e fundador da Sustenta. Apesar de trabalhar no município do Porto na área do turismo, sempre foi um apaixonado pela agricultura. De raízes transmontanas, recorda com nostalgia os verões passados na aldeia dos avós nas lides agrícolas. Considera- se um agricultor urbano convicto, tendo vindo a experimentar as mais variadas técnicas de produção sustentáveis, especialmente a Aquaponia. Já cultiva, no centro da cidade, verduras, frutas, cogumelos, peixes, galinhas e ovos, para consumo próprio, num sistema “Zero Waste”.
    Acredita que a agricultura urbana é uma ferramenta essencial para criar desenvolvimento económico e comunidades mais saudáveis.]

     

    • Joaquim Costa – Gestor de uma exploração agrícola familiar

    [Sinopse: Joaquim Costa é Engenheiro Eletrotécnico e gestor de uma exploração agrícola familiar (a exploração dos seus pais), onde trabalha desde sempre. É também formador numa escola profissional e diretor da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde.]



  • Entrada

    A entrada é livre, pedindo-se confirmação prévia de presença para palaciodasartes@fjuventude.pt

  • Apoio

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter