Fundação da Juventude

CDI Portugal - Centro de Inclusão Digital

11/11/2013

Logótipo CDI Portugal

No dia 11 de novembro, o auditório da Fundação da Juventude teve as portas abertas para a apresentação do CDI Portugal – Centro de Inclusão Digital, um projeto revolucionário de intervenção e inclusão social reconhecido à escala mundial. A missão do projeto, que surgiu no Brasil, é mobilizar e transformar comunidades e redefinir percursos de vida de pessoas provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, através da utilização da tecnologia e de todo o seu potencial.


Com mais de 780 espaços de inclusão digital espalhados por 13 países, o CDI chega agora a Portugal com planos para a criação de uma rede nacional de centros de inclusão digital.

 


O CDI Portugal conta já com 2 centros-piloto: em Vale de Cambra, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, e em Almada, em parceria com a AMI. Ainda este ano, está previsto o lançamento de mais três centros-piloto.


A Fundação da Juventude é entidade parceira da CDI Portugal – Centro de Inclusão Digital e vai realizar nas suas instalações, no Porto, um projeto-piloto de inclusão social.


A ideia é selecionar um grupo de entre 10 a 12 participantes que, em conjunto, vão  identificar um problema, uma estratégia sociocultural, e trabalhá-la com o apoio de monitores da área das novas tecnologias digitais, num projeto com a duração de 60 horas. Serão cedidos recursos humanos e equipamentos pelos parceiros - Microsoft, Fundação EDP, Fundação PT, entre outros. A metodologia foi explicada na Sessão de Esclarecimento de dia 11 de novembro, no auditório da Fundação da Juventude, pelas 14h00.


A ambição do CDI é expandir esta metodologia para escolas, prisões e outros locais onde a tecnologia possa reconverter e abrir novas oportunidades para os jovens, criando condições de empregabilidade e apoiando em simultâneo o desenvolvimento de ideias e negócios empreendedores.

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter