Fundação da Juventude

X Bienal de Pintura

De 01/10/2013 a 31/01/2014

Imagem Bienal

Está a decorrer a X Bienal de Pintura do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, a única exposição itinerante e transfronteiriça entre dois países na União Europeia. Trata-se de um acontecimento artístico de grande magnitude já que, além de promover os artistas da eurorregião, consolida-se como uma das três melhores exposições itinerantes de pintura da Península Ibérica.

A X edição resulta de um concurso em que poderam concorrer todos os artistas naturais ou residentes na Galiza ou no Norte de Portugal.

Uma vez encerrada a recepção das obras, o Júri, formado por oito membros, seleciona as obras finalistas num número máximo de 30 que constituirão uma coleção itinerante e configurarão o catálogo digital do prémio para as sucessivas exposições que terão lugar nas cidades associadas da Galiza e da Região Norte de Portugal.

A deliberação do júri e a entrega de prémios terá lugar no dia da inauguração da exposição, no dia 18 de dezembro de 2013, às 18h00, na Galeria Municipal de Arte de Barcelos. Contará com a presença do Presidente do Eixo Atlântico, José Maria Costa e do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

Barcelos será, assim, a cidade anfitriã da primeira exposição desta Bienal e irá receber os 30 trabalhos selecionados de entre cerca de 120 participantes no concurso lançado pelo Eixo Atlântico. Esta exposição estará patente até ao dia 26 de janeiro de 2014.


Conceder-se-á um prémio “Eixo Atlântico” à melhor obra do certame, com um valor de 3000 euros e dois segundos prémios de 1500 euros cada, à melhor obra de autor português e à melhor obra de autor galego respetivamente. Conceder-se-á ainda o prémio “Jovens Talentos Luso – Galaicos” para novos artistas com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, inclusive, com um valor de 1500 euros.

Também será editado um catálogo de tiragem limitada com todas as obras selecionadas que também poderá ser descarregado na página Web do Eixo Atlântico.

 


É de destacar que esta exposição cumpre dez edições, com uma cadência de entre um e dois anos de exposição itinerante, ou seja, um total de 17 anos de história do Eixo Atlântico, sendo uma das primeiras iniciativas da entidade transfronteiriça. O objetivo é o impulso à criatividade dos artistas e à criação do valor acrescido no património artístico da eurorregião.

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter