52ª Tertúlia
Foi no dia 26 de setembro que o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos recebeu mais uma Tertúlia com enfoque num tema interessante e atual. Depois de uma pausa em agosto, as Tertúlias estiveram assim de volta. Desta vez, o tema foi “O impacto da ciência e da inovação na sustentabilidade da sociedade”.
A proposta foi uma conversa informal que pretendeu despertar para a importância destes dois elementos na criação de uma sociedade sustentável, na sua organização e evolução. Uma vivência mais equilibrada e uma economia mais verde foram também pontos em discussão.
Neste sentido, a ciência e inovação desempenham um papel importante no alcance desta sustentabilidade. Até então o ser humano usou de forma extrema os bens existentes sem a preocupação de prever o que isso causaria no futuro. Agora, com a escassez de alguns desses bens, surge a necessidade de criar alternativas, de controlar os recursos existentes e pensá-los como algo único e essencial, no sentido de todos poderem ter igual acesso aos mesmos.
Há, portanto, uma necessidade de reorganizar estes hábitos, sendo que o cruzamento de diferentes áreas de conhecimento desempenha um papel importante. O que se pretendeu com esta Tertúlia foi, assim, que se fizesse uma análise profunda das nossas ações e das suas implicações, percebendo a importância da participação de todas as estruturas da sociedade: políticas, económicas, sociais e ambientais.
O objetivo foi perceber - a partir de diferentes opiniões, visões e experiências vividas - de que forma é que esta necessidade foi pensada a nível das políticas existentes e, para além disso, o que podemos e devemos fazer neste sentido.