Fundação da Juventude

Tertúlia "As Escolas Artísticas no Porto e a sua ligação ao mercado de trabalho"

19/12/2013

Palácio das Artes - Fábrica de Talentos

/upload_files/client_id_1/website_id_1/Actividades/Tertulias/Tertulia_55.jpg

55ª Tertúlia

O final do ano aproxima-se e, com ele, encerram-se alguns ciclos e preparam-se novos. Para não fugir à regra, o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, vai encerrar um Ciclo de Tertúlias. Esta é já a 55ª Tertúlia [a 11ª do Ciclo Porto Tónico 2013], sob o tema “As Escolas Artísticas no Porto e a sua ligação ao mercado de trabalho”. O debate vai ser lançado no dia 19 de dezembro, quinta-feira, a partir das 21h30.

 

Com base na cidade do Porto, esta Tertúlia pretende focar a atenção no meio artístico, meio que tem sofrido alterações significativas com a evolução da sociedade. O objetivo principal é perceber a ligação entre as diferentes Escolas Artísticas e o mercado de trabalho.

 

Para enriquecer esta conversa informal, foram convidados a participar como oradores: Costa e Silva, da Direção Académica da Escola Superior Artística do Porto (ESAP); Horácio Lourenço, da Direção Executiva da Escola Artística e Profissional Árvore; Alberto Teixeira, Diretor da Escola Artística Soares dos Reis; António Moreira Jorge, Diretor do Conservatório de Música do Porto; Isabel Barros e Né Barros, da Direção do balleteatro; José Francisco Beja, Presidente da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) e Rui Valente, Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto.

 

Um dos pontos abordados será a importância da institucionalização do meio artístico, bem como o paradigma inerente a este cruzamento entre a liberdade de criação e a formalidade do mercado de trabalho.

 

Para além destes temas, será também discutida a importância do conhecimento transversal e multidisciplinar e o entendimento do meio artístico como o reflexo cultural de uma sociedade, uma manifestação criativa e dinâmica que tem vindo a acompanhar e testemunhar a vasta pluralidade de gerações, vivências, opiniões e ideias.

 

Ou seja, na prática, estas são as perguntas a que se pretende responder: Como se liga o espontâneo ao formal? Que espaço tem a criatividade na realidade dos dias de hoje no mercado de trabalho?

 

Através das diferentes perspetivas de quem está envolvido no meio artístico e de quem lida com os obstáculos e conquistas inerentes ao percurso das escolas artísticas procurar-se-á, não só perceber em que ponto estas se encontram, como também perspetivar as possibilidades futuras tendo em conta os objetivos e os obstáculos.

 

Com a 55ª Tertúlia termina, assim, um Ciclo de Tertúlias que, durante o ano de 2013, trouxe o debate ao Palácio das Artes – Fábrica de Talentos e proporcionou conversas e intercâmbio de experiências entre os convidados e presentes, num ambiente descontraído e distante dos compromissos quotidianos.

  • Local

    Palácio das Artes - Fábrica de Talentos

    Largo de S. Domingos, 16-22
    4050-545 Porto
    Tel.: (+351) 222 022 380

  • Convidados
    • Costa e Silva, da Direção Académica da Escola Superior Artística do Porto (ESAP)
    • Horácio Lourenço, da Direção Executiva da Escola Artística e Profissional Árvore
    • Alberto Teixeira, Diretor da Escola Artística Soares dos Reis
    • António Moreira Jorge, Diretor do Conservatório de Música do Porto
    • Isabel Barros e Né Barros, da Direção do balleteatro
    • José Francisco Beja, Presidente da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE)
    • Rui Valente, Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto.

     

    Horácio Lourenço já confirmou a sua presença na Tertúlia, sendo que os restantes convidados estão sujeitos a confirmação.

  • Entrada

    A entrada é livre, pedindo-se confirmação de presença para palaciodasartes@fjuventude.pt.

  • O que são?

    As Tertúlias do Palácio das Artes são um espaço de informação e de debate, alargando o seu âmbito de atuação à opinião e às ideias que serão apresentadas por parte dos convidados e de todos os presentes. Assim, pretende-se proporcionar uma conversa e um intercâmbio de experiências, num ambiente descontraído e distante dos compromissos quotidianos.

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter