Fundação da Juventude

1ª Avenida

1ª Avenida

No âmbito do projecto 1ª Avenida – Dinamização Económica e Social da Baixa do Porto, a Fundação da Juventude, por concurso, é a responsável pelo Programa de Voluntariado 1ª Avenida, o qual vai decorrer entre Outubro de 2012 e Setembro de 2013, prioritariamente na Avenida dos Aliados, Praça da Liberdade e Praça General Humberto Delgado, do Porto.
Este Programa de Voluntariado visa envolver os comerciantes, os turistas, os transeuntes e moradores desta zona da Baixa do Porto, numa vertente educativa e formativa, com o objectivo de os sensibilizar para um maior civismo e para um maior cuidado com a cidade onde habitam, trabalham ou que simplesmente visitam e que lhes abre portas à diversão, à cultura e ao convívio.

Com o intuito de promover a participação cívica dos jovens na cidade do Porto, o 1ª Avenida necessita de jovens voluntários que promovam o projeto, através da distribuição de material informativo, sensibilizem os utilizadores dos espaços públicos e auxiliem nas atividades de animação que vão ser desenvolvidas. Neste sentido, a Fundação da Juventude abriu as candidaturas para jovens voluntários para a 1ª fase do projecto, a decorrer entre Outubro e Dezembro de 2012.

No que diz respeito às características e requisitos dos voluntários, estes devem ter idades compreendidas entre 18 e 30 anos, 12º ano como formação mínima, ser residentes, de preferência, na área metropolitana do Porto e com conhecimento de línguas estrangeiras (inglês avançado, no mínimo).

O grupo de voluntários vai ter acesso a despesas de transporte, seguro, diploma, formação, t-shirt de voluntário, nos termos enquadráveis na Lei do Voluntariado.

O projecto é da responsabilidade da PortoVivo, SRU e PortoLazer, EEM. É co-financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) 2007-2013, no domínio de intervenção “Ações inovadoras para o Desenvolvimento Urbano”, do Eixo Prioritário V – Infraestruturas e Equipamentos para a Valorização Territorial e o Desenvolvimento Urbano, do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT).

Se pretende contribuir para um maior envolvimento cívico dos seus utilizadores (directos e indirectos) dos espaços públicos da cidade do Porto, e está disposto a juntar-se a esta iniciativa, inscreva-se já até dia 21 de Outubro de 2012. As inscrições são efectuadas exclusivamente on-line, através do preenchimento do seguinte formulário de candidatura.

A selecção dos candidatos será feita a 22 e 23 de Outubro, estando a primeira acção de voluntariado já agendada para os dias 26 e 31 de Outubro, em horário laboral e pós-laboral.

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter