Fundação da Juventude

Tertúlia "A Arquitetura para além do Desenho e da Construção"

31/10/2013

Palácio das Artes - Fábrica de Talentos

/upload_files/client_id_1/website_id_1/Actividades/Tertulias/Tertulia_53.jpg

53ª Tertúlia

As portas do Palácio das Artes - Fábrica de Talentos abriram-se, assim, no dia 31 de outubro, quinta-feira, para uma conversa informal e descontraída que teve como ponto de partida a vasta história da arquitetura.

 

A conversa, sob o tema "A Arquitetura para além do Desenho e da Construção" pretendeu despertar para a transversalidade da criação arquitetural e dar a conhecer e compreender as diferentes relações entre a arquitetura e a sociedade.

 

O principal objetivo desta Tertúlia foi chamar a atenção para o que não é facilmente percetível. Quando pensamos em arquitetura pensamos automaticamente em construção mas, analisando o seu todo, podemos também referir-nos à arte, à técnica de projetar e edificar um ambiente habitado, à organização do espaço e de todos os seus elementos e, na sua verdadeira essência, o responder a necessidades e criar soluções. Não podemos então pensar em arquitetura sem a dissociarmos do Homem e da sociedade.

 

O arquiteto é portanto um ponto central, tendo de projetar soluções práticas, viáveis e criativas para as necessidades dos indivíduos, dos grupos, das comunidades e da sociedade. Para além do desenho e da construção, há muito a ser tido em conta, nomeadamente a organização do espaço, a cidade no seu todo, a conservação e valorização do ambiente construído.

 

De facto, a arquitetura é extremamente transversal e multidisciplinar, envolvendo áreas como a matemática, as ciências, a arte, a tecnologia, a política, a história. E, como qualquer atividade multidisciplinar, não é de fácil entendimento e acordo, criando à sua volta diferentes perceções, opiniões e posturas.

 

A ideia desta Tertúlia foi exatamente aproveitar as diferentes opiniões existentes em torno deste tema e que, com o debater das mesmas, se conseguisse ver para além do projetado e construído. Para contribuir para a qualidade desta conversa, estiveram presentes convidados sobejamente conhecidos nesta área. 

  • Local

    Palácio das Artes - Fábrica de Talentos

    Largo de S. Domingos, 16-22
    4050-545 Porto
    Tel.: (+351) 222 022 380

  • Convidados
    • Carlos Alberto Esteves Guimarães, director da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP);
    • Fátima Fernandes, directora do Curso de Arquitectura da Escola Superior Artística do Porto (ESAP);
    • Hugo Abreu, Humarquitectos, gabinete de projectos, Lda.;
    • José Patrício Martins, docente no Mestrado integrado de Arquitectura da Escola Superior Artística do Porto (ESAP);
    • Michele Cannatà, Cannatà&Fernandes arquitectos, Lda;
    • Nuno Grande, Ordem dos Arquitectos;
    • Rui Quelhas, da Portovivo;
    • Susana Barros, co-fundadora da Utopia - Arquitectura e Engenharia, Lda.
  • Entrada

    A entrada é livre, pedindo-se confirmação de presença para palaciodasartes@fjuventude.pt.

  • O que são?

    As Tertúlias do Palácio das Artes são um espaço de informação e de debate, alargando o seu âmbito de atuação à opinião e às ideias que serão apresentadas por parte dos convidados e de todos os presentes. Assim, pretende-se proporcionar uma conversa e um intercâmbio de experiências, num ambiente descontraído e distante dos compromissos quotidianos.

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter