53ª Tertúlia
As portas do Palácio das Artes - Fábrica de Talentos abriram-se, assim, no dia 31 de outubro, quinta-feira, para uma conversa informal e descontraída que teve como ponto de partida a vasta história da arquitetura.
A conversa, sob o tema "A Arquitetura para além do Desenho e da Construção" pretendeu despertar para a transversalidade da criação arquitetural e dar a conhecer e compreender as diferentes relações entre a arquitetura e a sociedade.
O principal objetivo desta Tertúlia foi chamar a atenção para o que não é facilmente percetível. Quando pensamos em arquitetura pensamos automaticamente em construção mas, analisando o seu todo, podemos também referir-nos à arte, à técnica de projetar e edificar um ambiente habitado, à organização do espaço e de todos os seus elementos e, na sua verdadeira essência, o responder a necessidades e criar soluções. Não podemos então pensar em arquitetura sem a dissociarmos do Homem e da sociedade.
O arquiteto é portanto um ponto central, tendo de projetar soluções práticas, viáveis e criativas para as necessidades dos indivíduos, dos grupos, das comunidades e da sociedade. Para além do desenho e da construção, há muito a ser tido em conta, nomeadamente a organização do espaço, a cidade no seu todo, a conservação e valorização do ambiente construído.
De facto, a arquitetura é extremamente transversal e multidisciplinar, envolvendo áreas como a matemática, as ciências, a arte, a tecnologia, a política, a história. E, como qualquer atividade multidisciplinar, não é de fácil entendimento e acordo, criando à sua volta diferentes perceções, opiniões e posturas.
A ideia desta Tertúlia foi exatamente aproveitar as diferentes opiniões existentes em torno deste tema e que, com o debater das mesmas, se conseguisse ver para além do projetado e construído. Para contribuir para a qualidade desta conversa, estiveram presentes convidados sobejamente conhecidos nesta área.