Fundação da Juventude

Exposição Splendor et annuntiatio: no palácio há silêncio

De 26/04/2018 a 25/05/2018

Exposição Splendor et annuntiatio: no palácio há silêncio

"Em Splendor et annuntiatio: no palácio há silêncio adiciona-se às peças da exposição Memento Mori - realizada em abril de 2017 na Fundación Tabacalera de Madrid - a nova série de esculturas de Lucía Vallejo Garay que manifestam “pobreza e despojamento”, ideias essenciais na estética da artista espanhola a expor pela primeira vez em Portugal. 

O silêncio transpôs a distância, equilibrando-se no piso nobre do Palácio das Artes. Sobrepõe-se aos ruídos no exterior vizinho. Impõe-se, levitando entre vozes, automóveis, ruídos de máquinas e gaivotas desgovernadas. O Palácio vive a experiência de outrora, quando foi um Convento Dominicano, contraposto ao seu funcionamento posterior como Banco. Entre a austeridade e a ostentação está o silêncio, centrado na metáfora da "múmia".

O silêncio interior domina no Palácio, privilegiando a beleza invisível das coisas, ditado pela intencionalidade que a artista espanhola plasmou nas suas criações inesperadas e sublimes."

Curadoria: Maria de Fátima Lambert

  • Biografia Lucía Vallejo

    Lucía Vallejo nasceu em Bilbao em 1975.Escultora e historiadora de arte, abandonou a gestão cultural para se dedicar exclusivamente à escultura.

    Expõe regularmente em Galerias e Feiras Internacionais como ARCO, Art Cologne o Pulse New Yok, entre outras.Trabalha com a Galeria Maior há cerca dez anos, tendo trabalhado com a Distrito4 até que a Galeria fechou e expôs pela primeira vez na Galeria Pilar Serra em julho de 2017.

    A sua obra está vinculada ao movimento de descomposição da pintura, quando esta se expande e liberta a materialidade da tela, recuperando assim o potencial expressivo de sua natureza como tecido. A pintura abandona a sua condição bidimensional para se converter num objeto de três dimensões. Começou rasgando as telas e pouco tempo depois começou a dobrá-las e a retorce-las, esculpindo o vazio. O passo seguinte foram as instalações. A sua exposição em Casal Solleric traduziu-se num ponto de inflexão na sua carreira, já que a obra se tornou mais complexa, à medida que começa a realizar obras em espaços públicos. Na exposição na Tabacalera Promoción del Arte apresentou, em abril de 2017 a sua obra mais amadurecida. madura.

    Desde os seus inícios, a sua obra passou a integrar numerosas coleções internacionais, tanto públicas como privadas e tem recebido boa receção por parte da crítica especializada.

    Em 2019, entre outros projectos, está prevista a sua participação numa exposição colectiva no Museu São Telmo de São Sebastião, assim como uma exposição individual no Museu Lázaro Galdiano em Madrid.

  • Local

    Palácio das Artes - Fábrica de Talentos

    Largo de S.Domingos, 19

    Tel.: (+351) 223 393 530

  • Horário

    Quinta e sexta-feira, das 10h00 às 18h00

    Sábados 14h00 às 18h00

  • Organização

      

  • Contactos

    Ema Gonçalves

    Email: egoncalves@fjuventude.pt

    Telf.: (+351) 22 339 35 30

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter