Fundação da Juventude

GEPE (Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego)

Logótipo GEPE

“Os GEPEs não têm empregos para oferecer, não têm subsídios para distribuir, nem são uma solução mágica para todos os problemas das pessoas desempregadas. Mas podem ser o início da solução.”

 
A Fundação da Juventude está a colaborar com o Instituto Pe. António Vieira no sentido de acolher um GEPE (Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego). Estes são grupos informais de pessoas desempregadas – normalmente entre oito a doze membros - que se reunem periodicamente e cujo objetivo é a procura ativa de emprego. A Fundação vai ser, assim, uma das instituições anfitriãs no acolhimento de grupos que queiram participar nesta iniciativa.

A rede GEPE é um projeto inovador que pretende apoiar especialmente os que sofrem um maior impacto psicológico com o desemprego, quer pela sua duração, quer pela situação inesperada ou pela vulnerabilidade em que se encontram.

Através da dinâmica de entreajuda em grupo, procura-se ultrapassar a desmotivação, o isolamento e a tendência depressiva. Com o apoio de dois animadores, o grupo foca-se na procura ativa de emprego para os seus membros, tendo cada um deles a função de apoiar os restantes nesta missão.

Através deste apoio, pode proporcionar-se a reinserção no mercado de trabalho e o aumento do potencial de empregabilidade.

A participação é gratuita em termos financeiros, mas exige um compromisso de presença regular semanal e contributos para o enriquecimento das reuniões.

Cada GEPE reune periodicamente, sendo que as reuniões têm as seguintes fases: acolhimento, apresentação, partilha, formação informal / debate, avaliação e despedida.

Toda a informação partilhada no grupo é considerada informação confidencial, não podendo ser revelada a terceiros em qualquer circunstância, a não ser quando devidamente autorizada pelo próprio.

  • I Congresso Nacional GEPE

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter