Fundação da Juventude

In Spiritum – Festival de Música do Porto

In Spiritum – Festival de Música do Porto

A música e o património voltam a cruzar-se no Porto entre os dias 11 e 14 de Maio.

IN Spiritum 2017 – Festival de Música do Porto propõe-se redescobrir o património histórico através da música, associando um repertório específico ao ambiente único de cada espaço, proporcionando novas leituras da cidade do Porto.

O roteiro musical e histórico explora alguns dos principais espaços monumentais da cidade, onde o património e a música convergem numa programação musical diversa, em estilo e em período temporal.

O festival de Música do Porto, decorre de 11 a 14 de maio e oferece ao público seis concertos de música antiga em monumentos e lugares emblemáticos da cidade, incluindo o Salão Árabe do Palácio da Bolsa, a Igreja de São Francisco, a Sé Catedral, Museu Nacional Soares dos Reis, Caves Ferreira e Igreja dos Clérigos.

O Festival IN Spiritum existe desde 2014 e para a III edição conta com uma empolgante nova direção artística. Um dos mais ativos maestros portugueses da sua geração, Cesário Costa, preparou uma programação que vai encher espaços míticos da cidade mais habituados a outro tipo de celebração.

O IN SPIRITUM nasceu para incluir o Porto no roteiro das cidades de grande riqueza patrimonial que celebram a sua herança histórica através da fruição da música. Artistas consagrados ou jovens artistas em ascensão vão protagonizar concertos de música erudita, através de diferentes formas de expressão musical, na qual se incluem os magníficos órgãos do Porto, proporcionando uma experiência única em cada lugar. A intenção é levar a audiência a viver cada monumento de uma forma que transcenda a mera visita turística e também a experiência de plateia de sala de espetáculos.

Cada concerto foi escolhido para se harmonizar com as características do espaço onde se vai realizar, promovendo uma experiência humana mais rica e fomentando a contemplação, a comunhão, a evasão espiritual e uma maior densidade no usufruto da arquitetura e da música.

O Centro Histórico do Porto foi classificado pela UNESCO, em 1996, como Património Cultural da Humanidade. Trata-se da área mais antiga da cidade do Porto e encerra uma riqueza monumental singular que remonta às épocas Romana, Medieval, Renascentista, Barroca e Neoclássica.

IN Spiritum – Festival de Música do Porto é organizado pela Associação Cultural IN Spiritum em coprodução com a Câmara Municipal do Porto.

Conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Os bilhetes para os concertos estão à venda na ticket line, cujo link é: https://ticketline.sapo.pt/evento/in-spiritum-festival-de-musica-do-porto-19234.

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter