Fundação da Juventude

Exposição "Património à Prova de Água"

De 07/10/2013 a 31/10/2013

/upload_files/client_id_1/website_id_1/Actividades/Exposicoes/Exposicao_Patrimonio_a_Prova_de_Agua.jpg

Dia da Arquitetura: Palácio das Artes propõe viagem a um “Património à Prova de Água”

O Dia da Arquitetura vai ser marcado pela inauguração, às 18h, da exposição “Património à Prova de Água: Apontamento para a salvaguarda das Azenhas & Açudes nas margens do rio Ave, Vila Nova de Famalicão/Trofa” no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos.

A exposição itinerante é da autoria do Arquiteto Bruno Matos. O autor baseou-se no território definido pelas margens do rio Ave, entre os concelhos de Vila Nova de Famalicão e Trofa, onde perduram imensos núcleos pré-industriais regidos por um conjunto de Azenhas & Açudes que subsistem ao longo de séculos entre a Água e a Terra.

A intenção é partilhar a viagem realizada durante três anos de investigação, através de um apontamento refletivo sobre o passado, o presente e o futuro do Património Arquitetónico e Paisagístico do rio Ave. Para que esse objetivo seja atingido, vão estar expostos um conjunto de painéis compostos por fotografias, desenhos, cartografia e esquemas planimétricas que localizam, identificam e transportam o visitante no tempo e no espaço.

A exposição pretende reavivar e alertar o visitante sobre os valores culturais inerentes a este território, impulsionando uma política de Salvaguarda, Preservação e Valorização das Azenhas & Açudes do rio Ave – Património Arquitetónico e Paisagístico.

“Património à Prova de Água: Apontamento para a salvaguarda das Azenhas & Açudes nas margens do rio Ave, Vila Nova de Famalicão/Trofa” é organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e surge na sequência de uma investigação do autor realizada no âmbito do curso de mestrado em Metodologias de Intervenção no Património Arquitetónico da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. A exposição pode ser visitada no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos todos os dias úteis, de 8 a 31 de outubro, das 10h às 13h e das 14h às 18h.




Para mais informações:

Alexandra Pinheiro

Tel.  + 351 22 202 23 80

apinheiro@fjuventude.pt

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter