Fundação da Juventude

Prémio Nacional Indústrias Criativas 2016

De 05/02/2016 a 15/03/2016

Prémio Nacional Indústrias Criativas 2016

Empreendedores com ideias de negócio ou empresas em fase de criação ou de expansão podem candidatar-se ao Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock / Serralves, entre 5 de fevereiro e 15 de março. Uma oportunidade única que dá acesso a formação, reforço da rede de contactos e captação de financiamento nacional e internacional.

A 8.ª edição tem como objetivos distinguir, apoiar e promover projetos lusos – serviços ou produtos - desde que integrados numa das quatro categorias do concurso – Arquitetura e Artes Visuais, Música e Artes do Espetáculo, Conteúdos e Novos Media e Turismo e Património.

Os interessados podem submeter a sua candidatura através do site www.industriascriativas.com ou apresentando o projeto numa das sessões do roadshow que vai passar por Lisboa, Porto e outras cidades a anunciar brevemente (locais e datas serão comunicadas no site e nas redes sociais do PNIC). Quem optar pela participação no roadshow terá de fazer uma inscrição prévia, disponível também naquela plataforma digital, e, devido à parceria entre a organização e o programa de televisão The Next Big Idea, beneficiará ainda de um pequeno vídeo da sua apresentação.

O júri avaliará um conjunto de critérios como a diferenciação pela criatividade e inovação, bem como o potencial económico e níveis de empregabilidade. Já na fase posterior à seleção, haverá um workshop de empreendedorismo criativo para os finalistas e será dado apoio para a elaboração de um modelo de negócio consistente e estruturado. Quando à network, destacam-se os parceiros do concurso – a ADDICT, a Agência Nacional de Inovação, a ANJE, o BPI, a ESAD, a Fundação da Juventude, o IAPMEI, a Brand New Box, a Universidade Católica - Escola das Artes e a Universidade do Porto.

 

  • O que é?

    O Prémio Nacional Indústrias Criativas – Super Bock/Serralves é uma iniciativa pioneira em Portugal, promovida pela Unicer, através da marca Super Bock e da Fundação de Serralves.

    Desde cedo, a Unicer reconheceu a importância do setor sendo a pioneira na promoção de uma iniciativa dedicada às Indústrias Criativas e o volume de candidaturas recebidas ao longo das 5 edições já realizadas não deixam margem para dúvida em relação ao potencial criativo dos portugueses.

    Os Roadshows decorrerão no Porto, Lisboa e outras cidades em data a anunciar, e as candidaturas apresentadas deverão ser previamente submetidas no site.

    No momento de apresentação da ideia/projeto será gravado um vídeo de 3 minutos. No seguimento dessa parceria, o Prémio Nacional Indústrias Criativas e os seus finalistas vão participar no programa The Next Big Idea, do canal televisivo SIC Notícias. O formato tradicional de candidaturas ao Prémio, que não implica a participação no Roadshow PNIC/TNBI, mantém-se e deverá ser submetido também através do site.

  • Objetivos

    O Prémio Nacional Indústrias Criativas - Super Bock/Serralves pretende apoiar, promover e ajudar a implementar projetos inovadores neste setor e que combinem criatividade e empreendedorismo numa perspetiva de desenvolvimento económico e social.

    Paralelamente, é objetivo desta iniciativa contribuir para a afirmação de um Portugal Contemporâneo, dos seus produtos, serviços e marcas nacionais.

  • Candidaturas

    Podem candidatar-se ao Prémio Nacional de Indústrias Criativas Super Bock / Serralves todos os cidadãos maiores de 18 anos (individuais ou em grupo), bem como pequenas e micro empresas em fase de expansão e com sede em território português.

  • Categorias

    Desde 2015 o Prémio passou a apresentar quatro grandes categorias a concurso. Esta categorização permite diferenciar a natureza dos projetos em competição:

    •  Arquitetura e Artes Visuais

    Arquitetura, Design, Artes plásticas, Moda e Joalharia

    •  Música e Artes do Espetáculo

    Música, Dança, Teatro, Novo Circo, Cinema e Vídeo

    •  Conteúdos e Novos Media

    Televisão, Rádio, Edição, Multimédia, Software Educacional e de Entretenimento.

    •  Turismo e Património

    Gastronomia, Turismo e Património.

  • Idiomas admitidos

    As candidaturas podem ser submetidas nos seguintes idiomas: Português e Inglês.

  • Critérios de Seleção

    Originalidade
    A ideia de negócio é nova ou aplicada a um novo contexto?

    Criatividade
    As competências criativas são dominantes no processo de produção e no produto final e cruciais para o sucesso da ideia de negócio?

    Potencial de Mercado
    O conceito de negócio implica um potencial de mercado?

  • Prémios

    O Prémio distinguirá o melhor projeto de todas as categorias a concurso (que distinguirá a categoria em que se insere) com:

    •  Prémio de 25.000€, que deverá ser aplicado como capital social da sociedade comercial que deverá ser constituída ou como aumento de capital caso a sociedade já esteja constituída.
    • Integração na incubadora virtual de indústrias Criativas da Fundação de Serralves, INSERRALVES, ou na incubadora da Universidade Católica Portuguesa Porto, caso seja do interesse do candidato vencedor.
    • Acesso a instrumentos de apoio financeiro e infraestrutural, networking e fontes de financiamento.
    • Acesso à competição internacional "Creative Business Cup", como representante nacional.
  • Creative Business Cup

    O vencedor irá ainda receber um prémio de 25 mil euros e representar Portugal no Creative Business Cup (CBC, Copenhaga, Dinamarca). Esta competição, que premeia a melhor ideia de negócio entre empreendedores de mais de 50 países, dispõe também de competições paralelas e dá acesso a uma network internacional.

    Na edição anterior do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock / Serralves, o grande vencedor foi a Miss Can, uma start up que vende gastronomia e tradição em modernas latas de conserva de peixe. Recorde-se que a participação no CBC possibilitou que vencessem também o Arla Food Innovation Challenge, iniciativa paralela com foco na sustentabilidade, cultura e tecnologia.

  • Informações

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter