Fundação da Juventude

Intel ISEF 2015

De 10/05/2015 a 15/05/2015

Intel ISEF 2015

"IF – Inteligent Flow" e "QuEM+:Química experimental para miúdos e graúdos" foram os dois projetos que participaram na Intel ISEF - Feira Internacional de Ciência e Engenharia 2015, que decorreu de 10 a 15 de maio, em Pittsburgh na Pensilvânia.

Eusébio Almeida e João Rodrigues, alunos da Escola Profissional de Rio Maior, autores do projeto "IF – Inteligent Flow" receberam o segundo prémio American Intellectual Property Law Association, neste certame internacional.

Esta participação na Intel ISEF deveu-se ao quarto e quinto lugar alcançados pelos projetos no Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores 2014.

  • Intel ISEF 2015
  • Intel ISEF 2015
  • Intel ISEF 2015
  • Intel ISEF 2015
  • Sobre a Intel ISEF

    A Feira Internacional do Intel de Ciência e Engenharia é a maior competição internacional pré-universitária do mundo, proporcionando um fórum anual para mais de 1600 estudantes do ensino secundário de mais de 70 países, regiões e territórios para apresentarem as suas investigações independentes e competir por mais de 4 milhões de dólares em prémios.

    Hoje, milhões de estudantes em todo o mundo competem todos os anos em Feiras de Ciência locais patrocinadas pelas escolas; os vencedores destes eventos passam a participar em Feiras regionais e estaduais. O vencedor ganha a oportunidade de participar no Intel ISEF.

    O Intel ISEF junta estas mentes de jovens cientistas de topo, mostrando os seus talentos a nível internacional, onde cientistas doutorados avaliam e julgam o seu trabalho.

    O Intel ISEF é realizado todos os anos em cidades diferentes. O suporte para o evento inclui o recrutamento de 100 voluntários e júri e a organização de um dia de divulgação para a educação com a visita de mais de 3000 estudantes do ensino básico e superior.

     

    https://student.societyforscience.org/intel-isef

  • Projetos Portugueses na Intel ISEF

    CIÊNCIAS DO AMBIENTE

    Projeto: "IF Inteligent Flow"

    AUTORES: Eusébio Almeida; João Rodrigues

    PROFESSOR COORDENADOR: Cristovão Oliveira

    ESCOLA: Escola Profissional de Rio Maior

    "Este projeto consiste na criação de um mecanismo que permite poupar água o durante o processo de obtenção de água quente, através da abertura e fecho de entradas de água. O IF-Intelligent Flow permite que seja obtida água à temperatura desejada, sem que seja necessário desperdiçar água nem combustíveis para o fazer. Através da utilização de sondas de temperatura, que informam a temperatura a que a mesma se encontra, consegue fazer-se um equilíbrio de temperaturas através da mistura de águas com diferentes temperaturas, sendo a programação do sistema intuitiva e fácil, através de um ecrã táctil onde o utilizador só define a temperatura desejada e a pressão.”

     

    CIÊNCIAS SOCIAIS

    Projeto: " QuEM+:Química experimental para miúdos e graúdos "

    AUTORES: Francisco Machado, Francisco Dias e Luis Almeida

    PROFESSOR COORDENADOR: Nuno Francisco

    ESCOLA: Colégio dos Cedros, Vila Nova de Gaia

    "Este projeto de divulgação científica, visa não só o ensino da Química Experimental como também o contacto intergeracional entre idosos e crianças. Foram realizadas diversas atividades laboratoriais que foram posteriormente demonstradas num lar de 3ª idade, em quatro sessões temáticas relacionadas com o nosso quotidiano. Os idosos, após um ensaio geral para realizarem as experiências a que assistiram, reproduziram essas mesmas atividades às crianças do Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança. Simultaneamente, no Colégio Cedros, foram feitas diversas demonstrações laboratoriais a todas as turmas do 1.º ciclo, para além de outras iniciativas de caráter científico, como um Quiz de Ciências, de forma a conseguir a máxima divulgação científica. Trata-se de conjugar a Química com a inclusão ativa dos idosos, tão menosprezados na nossa sociedade.”

  • Apoios à participação Portuguesa neste evento

    Fundação Luso Americana

    Governo de Portugal

    Fundação EDP

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter