Fundação da Juventude

Em outubro festeja tudo

De 31/10/2015 a 01/11/2015

Em outubro festeja tudo

A Fundação da Juventude convida-os a visitar a 52ª Feira Franca, Em outubro festeja tudo, a realizar a 31 de outubro e 1 de novembro, no Palácio das Artes, a partir das 11 horas.

Variados são os projetos que aqui pode encontrar nas áreas dos Acessórios de Moda, Artes Plásticas, Artesanato urbano, Design, Ilustração, Joalharia, Produtos Alimentares Gourmet e Vestuário.

Não perca as novidades da estação outonal, aprecie os produtos elaborados à mão e na sua maioria portugueses e privilegie o contacto direto com os criativos.

Acrescente ainda a fantasia do Halloween, saia de casa e venha divertir-se connosco.

  • Local

    Palácio das Artes - Fábrica de Talentos

    Largo de S. Domingos, Porto

  • Contactos

    Alexandra Pinheiro

    Tel. (+351) 22 202 23 80
    apinheiro@fjuventude.pt

  • Apoios

    ApoiosApoios

  • Participações

    A minha pegada ecológica

    Na natureza nada se perde tudo se transforma.

     Observar, caminhar, viajar, experimentar, tudo isto culminou numa sensibilidade patente no uso, em especial, de materiais orgânicos, paus, frutos, etc, cujo destino seria a decomposição, e que trabalhados, resultam em algo mais.

    À mão de criar

    Surge de uma vontade de despertar a criatividade. Sempre na área da Costura e Patchwork surgem duas vertentes, uma pessoal, em que a Andreia Machado, a criadora do projecto, explora a sua própria criatividade através do artesanto, e o atelier, onde se dão aulas e workshops para quem queira descobrir-se através dos tecidos, das tesouras, das linhas, das agulhas e da máquina de costura, e assim desenvolver o seu potêncial criativo.

    Alma Fuente

    O projeto nasceu com o propósito de criar peças únicas para mulheres únicas, pretendendo-se com isto contrariar a tendência da uniformização e por outro lado tentar valorizar o que é nosso, criado por nós, dando emprego aos portugueses e de alguma forma mudar consciências.

    Ana Paula Allen – Nova Joalharia

    Porque gosta de criar, de surpreender, de ver nos outros um pouco de si, Ana Paula Allen quer que a sua joalharia seja acessível a todas que a desejarem.

    Ambiciona que as suas peças disciplinem o olhar dos outros para as formas, a composição, a estética, para a simplicidade, para a diversidade e unicidade.
    Não faz jóias que estão na “moda” mas aquelas que gosta e é capaz de usar, por isso, saboreia com gozo a materialização das ideias que fervilham e a inquietam criando peças únicas. Experimenta, explora, mistura e transforma materiais e técnicas num processo de criação intuitivo até estarem harmoniosamente completas em termos estéticos, formais, expressivos e em perfeita sintonia com o corpo.

    Ama “Pensar com as mãos”, Campos Baeza

    Blueberry

    É um projecto que nasceu da necessidade de inovar e criar peças únicas e femininas de vestuário e bijuteria. Distingue-se pelas peças de autor, pela variedade de texturas e pelo design próprio, sendo todas elas produzidas pelos criadores do projecto.

    Colheradas Gourmet by Adriana

    É um projecto que nasceu há dez meses. É na cozinha, de volta dos doces que Adriana se sente mais realizada, é a sua paixão. Adora ver a família, amigos e clientes a provarem o que faz. Gosto de poder ajudar nos melhores momentos, para que também sejam um pouco seus.

    Creative – Vidro pintado à mão

    Nasceu como um hobby e depressa alcançou notoriedade com a sua participação em feiras de artesanato. Após uma vasta pesquisa no mercado nacional e internacional as peças em vidro são adquiridas e posteriormente pintadas à mão pela criadora Cláudia Vieira.

    Deficiwood

    Faz artigos em madeira e pinta-os à mão, como casas de pássaros, torres de Hanoi, Tangrans, etc.

    Dy Miq – Acessórios de Moda

    Dy Miq significa duas amigas em Albanês. Cada uma das palavras tem a inicial dos apelidos de Cristina Desport e Helena Malafaya. O nome sugere também uma ideia de dinamismo (dynamic).

    Peças únicas ou em pequenos lotes.

    Realização de artigos por encomenda, personalizados.

    ecoLuxo

    Destina-se à criação de produtos artesanais recorrendo a materiais sustentáveis. Existe uma ampla variedade de modelos desde colares, brincos e pulseiras.

    Todas as peças criadas pela marca ecoLuxo são de caráter exclusivo, não havendo, portanto, duas peças iguais. Desta forma contribui diretamente para a singularidade de cada peça criando como que uma ligação única e especial entre produto/consumidor.

    O conceito da marca destaca-se não só pela singularidade das suas peças, bem como, a prática da imaginação nas mesmas; "Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento." - Albert Einstein.

    Estudio Joia

    É um projecto que surgiu para ocupação dos tempos livres. Enquadra diversas áreas: lenços de seda natural pintados à mão, carteiras em madeira e tecido, bolsas em seda e tecido, golas em lã, meios casacos originais em tecido e lã e peças em feltro.

    Flor Criativa

    É uma marca portuguesa registada de bijuteria que nasceu do amor aos trabalhos manuais e numa fase conturbada da vida da criadora.

    Hoje é um projeto familiar e as peças são elaboradas muitas vezes a quatro mãos com mãe e filha unidas na mesma paixão.

    Cada peça é elaborada com amor e o conceito é “bijuteria para mulheres simples mas cheias de charme.”

    Heartistic

    É um projeto de acessórios de moda inspirado nos tradicionais corações de Viana. Defende o artesanato criativo como alternativa aos padrões da produção em série.

    Helia ALUAI

    Hélia Aluai, ilustradora já há alguns anos.

    Trabalha essencialmente a preto e branco, usando a tinta da china.

    Os seus trabalhos saíram das folhas de papel para viverem noutros materiais!

    Prints glicée, espelhos de bolso e totes em pano cru.

    I Love Textile

    É um projecto que surge com um novo conceito de boutique têxtil de luxo. Oferece a possibilidade ao cliente de utilizar padrões/imagens de autores/designers.

    JG Artesanato

    É um projeto que se insere na arte da decoração, mais especificamente no uso da madeira como “tela” para criar peças únicas e decorativas. O ferro de queimar é o pincel usado para dar beleza às peças e mostrar a variedade do projeto.

    Laracrafts

    Privilegia as ideias, a funcionalidade, a beleza, onde entre cores, texturas e inspirações, cada peça tem uma originalidade, um pormenor único que particulariza a criação, a transformação, a alteração, a recuperação, a reinvenção e o reaproveitamento. Numa desconstrução de conceitos e materiais, os objectos, contextualizados ou não na função para a qual foram criados, podem ter uma segunda vida ou um prolongamento da mesma. É um despertar para a consciência do consumo desenfreado de produtos e o consequente excesso de resíduos no mundo atual. Laracrafts é uma marca criada por Lara SIlva. 

    Lembre-se

    Foi iniciado pelo interesse por recriar outras peças com novas técnicas e procurando sempre mais inovações - técnica do vidro frio em aplicação na bijuteria, técnica da tartaruga australiana , técnica do mosaico e pintura em seda.

    Little Black Spot

    É uma marca de Raquel Costa, artista plástica e ilustradora nascida no Porto e actualmente residente em Braga. É o nome sob o qual desenvolve os seus projectos de ilustração, que recriam imaginários de romantismo e estranheza, evocam o lado torto das estórias, mas incentivam sempre a que se acredite na primavera. É também o nome da loja online onde vende, a preços mais convidativos, artigos baseados nas suas ilustrações. Os artigos vendidos incluem reproduções de ilustrações originais, marcadores de livros, postais e calendários.

    Little Nothing – Paula Castro

    É uma marca de joalharia de autor, que se caracteriza pelas suas peças orgânicas, irregulares, com imperfeições, texturas, emoções e sentimentos. A natureza é uma dominante. Quer pelos materiais que utiliza (muitos deles encontrados nos caminhos das montanhas), quer pela inspiração que esta provoca. As formas, as cores, os materiais, a luz, os reflexos, o sussurrar de água, a poesia, dão a inspiração às mãos para construir as suas peças.

    No seu conceito, a Paula Castro pretende valorizar os “pequenos nadas” do dia-a-dia, da vida e que tantas vezes nos esquecemos de celebrar e dar importância, assim como para a urgência de preservar a Natureza, o Planeta, para que possamos respirar e viver.

    Lua Lai

    É um projeto de artesanato urbano de peças de decoração e acessórios de moda “handmade with love”. As peças são feitas através da combinação de vários materiais: madeira, cortiça, mosaicos, vidro, papel, tecido, ferro, latão… São criadas casinhas de pássaro únicas, bastidores com bordados e tecidos, quadros, t-shirts para crianças pintadas à mão e acessórios de moda para todas as idades. Também personalizamos peças por encomenda.

    Made with Love - o artesanato da Sonia C

    Foi criado em Maio de 2012 pela paixão pelas peças feitas a mão em crochet. Crochet aprendido em criança tal como o bordado apresentado em pequenos apontamentos em algumas peças. Made With Love torna se único e diferente pelas cores e uso de botões.

    Mãos e Art

    Pretende enaltecer e divulgar a cultura portuguesa. Alia elementos das nossas raízes culturais como a faiança, o azulejo ou a calçada portuguesa com técnicas e materiais actuais. As peças revelam-se modernas, leves, muito femininas mas de carácter marcadamente português.

    Maria Prendinhas

    Nasceu em janeiro de 2013, aliando a ocupação dos tempos livres ao gosto pelo artesanato e pela criação de produtos diferentes e originais.

    Este projeto consiste na criação de produtos variados de moda e decoração, nomeadamente bijuteria, carteiras, camisolas, porta-retratos, caixas e bordados.

    Para a criação destas peças são usadas diferentes técnicas de colagem, bordados ou pinturas e diferentes materiais como missangas, tintas, aplicações em tecido, malhas e crochés, fechos, botões, entre outras.

    Miguas

    Pretende aliar a tradição com uma imagem inovadora e com design. Este projeto divide-se em duas áreas distintas, uma de acessórios de moda e a outra de gourmet.

    Nos acessórios de moda a aposta passa pelas bengalas com motivos de prata, stick de caminhada e também pelas miniaturas de bengalas um produto colecionável. No gourmet apostamos em produtos de produção artesanal, sem recurso a conservantes.

    My Soul

    É um projeto de artesanato urbano, com o intuito de divulgar peças de bijuteria e acessórios de moda, criadas e executadas em diversos materiais como couros e pedrarias, com originalidade nos diversos estilos. Cada peça é única.

    Nepomuceno

    O que caracteriza as jóias Nepomuceno é a conjugação de tintas, cristais e resina. A base das peças é variável conforme as colecções: metal, acrílico, prata, ouro, etc. Todas as peças são feitas de forma artesanal e assim únicas no mundo, praticamente impossíveis de reproduzir de forma igual, dado o efeito aleatório e especial de cada combinação de cores e texturas.

    Nuuk

    A principal filosofia da NUUK é o uso de formas lineares e geométricas, bem como o uso de materiais naturais e delicados que criam peças intemporais e reflectem um estilo de vida moderno.

    A procura de inspiração na simplicidade moderna e oferecer a cada Mulher uma atitude cool e actual é a maior essência da NUUK.

    Porto Café

    Aguarelas e Cerâmicas.

    Pretty Little Mia

     Todas as peças são idealizadas e produzidas pela Pretty Little Mia. Ilustração, bijuteria, decoração de cerâmica e artigos decorativos. No projeto não existem regras nem limites para a criatividade.
     Sofia Sobreira  Joalharia

    Statis

    O projecto começou nos finais do mês de Maio, criado por Cristina e Maria Luis, mãe e filha. Toda a colecção é fruto de muita dedicação e empenho, com criações únicas que vão desde os colares às pulseiras, passando ainda por roupas e acessórios. «É assim que somos felizes!»

    Tea & Oatcakes

    É uma marca portuguesa dedicada à criação de joalharia contemporânea.

    As peças são concebidas e elaboradas combinando a exploração de ideias por meio do desenho e as técnicas de produção artesanais.

     

    Ticasnest

    Bonecos feitos à mão em croché e feltro.

    Woman Trust

    É uma marca portuguesa de roupa de senhora e acessórios que se distingue pela oferta variada de tecidos e padrões, com cores que deslumbram mulheres de qualquer idade.

    Tem uma linha de criação própria como golas, ponchos, túnicas, kimonos, saias e calções, que são produtos desenhados, criados e produzidos pela empresa.

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter