Fundação da Juventude

Artesão e Criador, a todos damos valor

De 16/07/2015 a 18/07/2015

Artesão e Criador, a todos damos valor

51ª Feira Franca

A 18 e 19 de julho, a Fundação da Juventude vai receber no Palácio das Artes, a 51ª edição das Feiras FrancasArtesão e Criador, a todos damos valor”, reunindo no mesmo espaço artesãos e criadores com projetos inovadores, feitos com matérias-primas portuguesas e realizados à mão, privilegiando a tradição e cultura portuguesas.

Para além dos variados produtos que poderá ver, apreciar e adquirir, a música e a dança estarão presentes em duas performances, a realizar sábado e domingo, a partir das 16 horas.

 

Venha juntar-se a nós e divertir-se neste fim de semana de verão!

  • Local

    Palácio das Artes - Fábrica de Talentos

    Largo de S. Domingos, Porto

  • Participações

    Anda Comigo

    É uma linha de sacos que pretende oferecer uma alternativa ambientalmente sustentável, esteticamente apelativa e prática.

    Criada esta primeira linha foi fácil brincar com os tecidos e criar outros produtos usando sempre que possível matérias-primas naturais.

    Associação Recreativa Cultural e Social de Silveirinhos

    A criação da ARCSS nasceu da necessidade da ocupação dos tempos livres das crianças e jovens da Encosta da Bela Vista, Bairro Mineiro e conjunto habitacional de Silveirinhos.

    A ARCSS trabalha diversas áreas e realiza inúmeros projectos, sempre de forma transversal e multidisciplinar.

    Maria Prendinhas

    Consiste na criação de produtos variados de moda e decoração, nomeadamente, bijuteria, carteiras, camisolas, porta-retratos, caixas e bordados.

    Para a criação destas peças são usadas diferentes técnicas de colagem, bordados ou pinturas e diferentes materiais como missangas, tintas, aplicações em tecido, malhas e crochés, fechos, botões, entre outras.

    Spray Painting by Hugo Henriques

    Arte de rua nascida em meados de 80 no México. É um tipo de pintura utilizada em cidades turísticas pois realiza-se com rapidez.

    Carimbo de Batata

    A Carimbo de Batata é uma marca de estacionário e produtos de papelaria, que carinhosamente gosta de definir como mimos de papel. Alia as tradições da manufactura com as potencialidades da tecnologia, concebendo e produzindo objetos seriados e de edições limitadas.

    Lucky Stripes

    É a marca de guitarras electricas construídas pelas mãos de Ricardo Riscas numa pequena oficina onde os materiais reciclados predominam. O resultado são guitarras únicas e exclusivas, construídas com caixas de charutos ou vinhos, utilizando uma selecção cuidada de madeiras, electrónica e elementos únicos como a adaptação de puxadores de gavetas, chaves, dobradiças, moedas, etc.

    No stand da Lucky Stripes poderá encomendar a sua guitarra depois de as experimentar e apreciar a sua construção e sonoridade, adquirir merchandising da marca tal como outros produtos complementares que a Lucky Stripes disponibiliza.

    Maria Vicente 

    maria vicente nasce como segunda identidade de alguém com o hábito de fazer os cadernos que a acompanham e com um carinho especial por estes objectos. O caminho começa com cadernos em papel reciclado cosidos à máquina. As capas vão surgindo do contacto com diferentes padrões e são compostas quer através de técnicas de aerografia quer por construção digital.

    Pedro Santos

    Pedro Santos é uma marca de cerâmica de autor, produzida artesanalmente em pequenas séries ou peças únicas. Essencialmente dedicada à concepção de iluminação em peças de porcelana translúcida, explora as diferentes tonalidades e desenhos que são revelados quando a luz atravessa a porcelana fina e branca.

    Paralelamente cria peças utilitárias e decorativas, onde predomina a exploração da espontaneidade de formas, texturas e cores.

    Continuum by Cristina Pessanha

    Cristina Pessanha, é a criadora de peças de joalharia e bijuteria fina, contemporânea /minimalista, com especial relevância à prata 925.

    Iniciou um projeto em Setembro de 2013, denominado Continuum by Cristina Pessanha, em que o objetivo é “quebrar” com conceitos e normas, permitindo o uso da criatividade, imaginação e versatilidade, aliado a áreas como a matemática. Correntes, fios e pendentes, que permitem “jogar” na forma como usar as peças no seu todo. Versatilidade, simplicidade, sedução e beleza, são mais quatro conceitos associados ao projeto.

    Procura também reciclar metais preciosos e jóias antigas dando-lhes outra contemporaneidade

    Little Nothing – Paula Castro

    A Little Nothing – Paula Castro é uma marca de joalharia de autor, que se caracteriza pelas suas peças orgânicas, irregulares, com imperfeições, texturas, emoções e sentimentos. A natureza é uma dominante. Quer pelos materiais que utiliza (muitos deles encontrados nos caminhos das montanhas), quer pela inspiração que esta provoca. As formas, as cores, os materiais, a luz, os reflexos, o sussurrar de água, a poesia, dão a inspiração às mãos para construir as suas peças.

    No seu conceito, a Paula Castro pretende valorizar os “pequenos nadas” do dia-a-dia, da vida e que tantas vezes nos esquecemos de celebrar e dar importância, assim como para a urgência de preservar a Natureza, o Planeta, para que possamos respirar e viver.

    Tea & Oatcakes

    É uma marca portuguesa dedicada à criação de joalharia contemporânea. As peças são concebidas e elaboradas combinando a exploração de ideias por meio do desenho e as técnicas de produção artesanais.

    Colheradas Gourmet by Adriana

    Colheradas Gourmet by Adriana é um projecto que nasceu há dez meses. É na cozinha, de volta dos doces que se sente mais realizada, é a sua paixão. Adora ver a família, amigos e clientes a provarem o que faz. Gosta de poder ajudar nos melhores momentos, para que também sejam um pouco seus.

    Almafuente

    O projeto nasceu com o propósito de criar peças únicas para mulheres únicas, pretendendo-se com isto contrariar a tendência da uniformização e por outro lado tentar valorizar o que é nosso, criado por nós, dando emprego aos portugueses e de alguma forma mudar consciências. 

    Woman Trust

    É uma marca portuguesa de roupa de senhora e acessórios que se distingue pela oferta variada de tecidos e padrões, com cores que deslumbram mulheres de qualquer idade.

    Tem uma linha de criação própria como golas, ponchos, túnicas, kimonos, saias e calções, que são produtos desenhados, criados e produzidos pela empresa.

    Concept Design – Arte Criativa

    A marca CONCEPT DESIGN nasceu do mote: criar presentes únicos e à medida de cada pessoa. Tem por base a criação de molduras personalizadas e decoradas ao gosto do cliente. Quer seja para menino, menina, para o pai ou a mãe, para o(a) amigo(a) especial ou para uma data importante, a imaginação é o limite!   

    Estudio Joia

    Um projecto que surgiu para ocupação dos tempos livres. Enquadra diversas áreas: lenços de seda natural pintados à mão, carteiras em madeira e tecido, bolsas em seda e tecido, golas em lã, meios casacos originais em tecido e lã e peças em feltro.

    Handswork

    Executa peças personalizadas em diferentes materiais e texturas, aplicando técnicas de crochet, tricot e bordados.

    Desenvolve peças de design, trabalhando com parcerias, tendo com base a recuperação das tradições.

    Just Emotion

    São pequenos quês de arte preenchidos de pensamentos, pequenas frases ou ideias…impressos e ilustrados em Quilling, a filigrana em papel. Podem ser personalizados de acordo com o gosto pessoal e a ocasião ou circunstância a que se destinam.

    Lua Lai

    É um projecto de artesanato urbano de peças de decoração e acessórios de moda “handmade with love”. As peças são feitas através da combinação de vários materiais: madeira, cortiça, mosaicos, vidro, papel, tecido, ferro, latão… São criadas casinhas de pássaro únicas, bastidores com bordados e tecidos, quadros, t-shirts para crianças pintadas à mão e acessórios de moda para todas as idades! Também personalizamos peças por encomenda.

    Made with Love - o artesanato da Sonia C

    Foi criado em maio de 2012. Começou pela paixão pelas peças feitas à mão, principalmente em crochet. Crochet aprendido em criança tal como o bordado apresentado em pequenos apontamentos em algumas peças. Made With Love torna se único e diferente pelas cores e uso de botões.

    Mel e jasmim

    Nasceu da cumplicidade entre mãe e filha e do interesse comum pelas artes decorativas. Os tecidos, as rendas e os botões são a ferramenta base do conceito: a produção de peças singulares que refletem tudo o que é feminino, delicado e romântico. “mel e jasmim” é, na sua essência, um ateliê de artigos feitos à mão que se adaptam aos estilos vintage, kitsch e country.

    My Soul

    Projecto iniciado de artesanato urbano, com o intuito de divulgar peças de bijuteria e acessórios de moda, criadas e executadas nos diversos materias como couros e pedrarias, com originalidade nos diversos estilos. Cada peça é única.

    Wood Toys – Brinquedos que unem gerações

    Brinquedos de madeira artesanais. O objetivo deste projecto é unir gerações, promovendo a criatividade e imaginação das crianças aliada á sustentabilidade do planeta, pois os materiais usados são amigos do ambiente. Criamos brinquedos que passam de geração em geração, sendo os mesmos de fácil reconstituição, evitando assim o desperdiçio.

    Angelina Santos

    Projeto em nome próprio nascido em julho de 2011, inicialmente com artesanato, mas hoje em dia mais dedicado à ilustração. Estando assim neste momento a modificar-se das flores em meia de seda aos lápis e vetores.

    Todas as ilustrações são originais, existindo ainda exemplares únicos, mas acessíveis a todas as pessoas.

    Porto Café

    Aguarelas e Cerâmicas.

    HoFaTTo

    O conceito "Eu FIZ" deu vida à HoFaTTo.

    Focado no design proveniente das ideias de cada cliente, a HoFaTTo procura traduzir em realidade os produtos que imaginamos, mas não conseguimos encontrar no mercado atual.

    A HoFaTTo trabalha no sentido de encontrar as melhores soluções conceptivas e construtivas e na procura constante de preços baixos, tornando assim a arte de decorar simples, personalizada e acima de tudo muito divertida. Através de um simples esboço digitalizado ou fotografia, produtos à medida de cada cliente são projetados e executados.

    A HoFaTTo cria e pensa ainda os seus produtos, dando vida às suas próprias ideias.

    Projecto Cosimo

    Em 2010, baseado numa fantasia literária “uma vida sobre as árvores”, surge a Projecto Cosimo, fundada sob uma promessa alternativa e eclética de estudo e projecto.

    Os trabalhos criativos da Projecto Cosimo estenderam-se às áreas do design gráfico e de equipamento, gerando uma série de produtos que, depois de um rigoroso processo de controle de qualidade, estão aptos a uma apresentação ao mercado.

    Sofia Alves Design

    Pintura manual para criação e experimentação de Estampagem Artesanal em diversos tipos de tecido, com o intuito de abranger vários campos do Design. Através da fusão entre Design contemporâneo e métodos artesanais pretende-se concretizar produtos com utilidade em diversas áreas de têxtil. Através da renovação e transformação de objectos, este projecto também se baseia e reconhece a importância da reutilização. Desta forma, o design das peças é transposto através de diferentes técnicas, inspirada em variadas épocas, culturas, lugares e estados de espírito.  As criações distinguem-se nos seus caminhos, tal como se inter-relacionam com um propósito comum, traduzindo-se em peças únicas.

    Everything India

    Everything India pretende trazer um pouco da Índia para a Europa, especialmente para Portugal, introduzindo no mercado um novo conceito de produtos indianos de qualidade. Os produtos têm origem direta de quem fabrica. A aposta é num mercado justo. Isso garante não só elevada qualidade de todas as peças como também mais criatividade no que é vendido. 

    Urze

    Bolas e cubos feitos em tecido e bordados à mão e bolsas em crochet.

    João Pedro Andrade – jóias de autor

    Criação de joias únicas e exclusivas com recurso ás técnicas ancestrais de trabalho do ouro e da prata, ou outros materiais alternativos como latão e cobre. As pedras preciosas e semi preciosas têm um papel principal nas suas criações, sendo elas uma fonte de inspiração pelas formas, cores e texturas.

    A sua imagem de marca confere ás peças um significado global e uma emoção intrínseca – a trilogia dos 3 pontos que representam por si só o Passado, o Presente e o Futuro.

    Ladybug Jewellery

    Linha de jóias em prata e prata dourada, inspirada nas tendências, de design moderno, destinada a realçar a feminilidade de toda a Mulher, que gosta de se destacar pela discreta elegância

    Chica & Tita’s

    A Chica & Tita’s nasceu do desejo de mãe e filha criarem um espaço acolhedor, com cheirinho a doce, onde qualquer pessoa encontra um miminho para oferecer a quem mais ama. No nosso espaço poderá encontrar desde tabletes de chocolate com mensagens carinhosas, latas de bombons, gomas, … e artigos para decorar as suas festas e deixar maravilhados os seus convidados.

  • Contactos

    Alexandra Pinheiro

    Tel. (+351) 22 202 23 80
    apinheiro@fjuventude.pt

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter