Fundação da Juventude

II Edição IN SPIRITUM Festival Internacional de Música e Contemplação na Cidade do Porto

De 30/04/2015 a 03/05/2015

II Edição IN SPIRITUM Festival Internacional de Música e Contemplação na Cidade do Porto

O IN SPIRITUM – Festival Internacional de Música e Contemplação do Porto é o primeiro festival de música e património em Portugal.

O evento, que se realiza entre os dias 30 de Abril e 3 de Maio, oferece ao público cinco concertos de música antiga em monumentos e lugares emblemáticos da cidade, incluindo o Salão Árabe do Palácio da Bolsa, o Palácio das Artes, a Igreja da Misericórdia, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e a Igreja dos Clérigos.

O IN SPIRITUM nasceu para incluir o Porto no roteiro das cidades de grande riqueza patrimonial que celebram a sua herança histórica através da fruição da música. Artistas consagrados ou jovens artistas em ascensão vão protagonizar concertos de música erudita, através de diferentes formas de expressão musical, na qual se incluem os magníficos órgãos do Porto, proporcionando uma experiência única em cada lugar. A intenção é levar a audiência a viver cada monumento de uma forma que transcenda a mera visita turística e também a experiência de plateia de sala de espetáculos. Cada concerto foi escolhido para se harmonizar com as características do espaço onde se vai realizar, promovendo uma experiência humana mais rica e fomentando a contemplação, a comunhão, a evasão espiritual e uma maior densidade no usufruto da arquitetura e da música.

Este Festival, organizado pela ACIS – Associação Cultural In Spiritum, conta com o apoio da Fundação da Juventude e está incubado numa das Residências Artísticas do Palácio das Artes.

O concerto que se vai realizar no Palácio das Artes, a 1 de Maio, pelas 21h30, intitula-sea noise of creation

Nesta proposta de ingente vanguarda, o texto musical dos Quadros de uma exposição para piano solo de Modest Mussorgsky (1839-1881) é revisitado através da notável imbricação de layers musicais de estilos contrastantes e bem delineados – o romântico original (piano I) e o contemporâneo dos comentários ao mesmo (piano II) –, num instigador processo de re-composição/re-criação de um clássico do repertório pianístico, celebrizado, subsequentemente, pela magistral palheta orquestral de Maurice Ravel (1922). Completam o programa surpreendentes metamorfoses multipianísticas sobre os exercícios técnicos de Ludwig van Beethoven (1770-1827), bem como comentários e esboços musicais inspirados e sobrepostos à já per se enigmática peça D’un cahier d’esquisses de Claude Debussy (1862-1918).

 

Os bilhetes para os concertos estão à venda na ticket line, cujo link é http://ticketline.sapo.pt/evento/festival-in-spiritum-2015-10785.

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter