Fundação da Juventude

A necessidade aguça a inovação

De 21/03/2015 a 22/03/2015

A necessidade aguça a inovação

49ª Edição

A 49ª Feira Franca “A necessidade aguça a inovação” promete ser mais um evento inovador na baixa portuense, através da apresentação e venda de artigos criativos, diversificados e de boa qualidade.

A Feira Franca é caraterizada pela oportunidade que é dada a criadores e empreendedores de trocarem ideias, modos de produção (na maioria manuais) e canais de escoamento dos produtos. O ambiente é alegre e descontraído!

Nesta edição para além de performances de música vai haver o lançamento  do UOU que é um veículo 100% eléctrico, económico, prático e versátil na vanguarda da mobilidade contemporânea com um sistema inovador de micro geração de energia, projectado para o meio urbano e smart cities do futuro.

 

Estaremos no Palácio das Artes, a 21 e 22 de março, à sua espera. Apareça! 

  • Participações

    Ana Paula Allen – Nova Joalharia

    Ambiciona que as suas peças disciplinem o olhar dos outros para as formas, a composição, a estética, para a simplicidade, para a diversidade e unicidade.
    Não faz jóias que estão na “moda” mas aquelas que gosta e é capaz de usar, por isso, saboreia com gozo a materialização das ideias que fervilham e a inquietam criando peças únicas. Experimenta, explora, mistura e transforma materiais e técnicas num processo de criação intuitivo até estarem harmoniosamente completas em termos estéticos, formais, expressivos e em perfeita sintonia com o corpo.

    Atelier Óculo

    O Atelier Óculo dedica-se à criação e construção de peças de cerâmica, contemporâneas eartesanais. Propõe-se a redesenhar imagens transpondo-as para o azulejo ou para outros suportes cerâmicos. Realiza trabalhos em pequenas séries.
    Avelina Correia Artesanato A Avelina Correia Artesanato começou com a produção de bijuteria através da modelação do arame, para uso próprio ou para familiares, até que algumas pessoas começaram a pedir para vender essas mesmas peças, essencialmente anéis, e a encomendar peças novas.
    Com o crescer das encomendas foi surgindo a criação de novas peças que não envolviam arames, como as capas de livros, os marcadores de livros e as cestinhas personalizadas.
    A Melhor Vela do mundo  Através de um pó especial e num simples acto de "culinária" de pura alquimia resulta A Melhor Vela do Mundo. Ao utilizar a Melhor Vela do Mundo, estamos a participar na mudança do paradigma da reciclagem, desenvolvendo soluções inovadoras para que qualquer pessoa possa transformar o seu lixo em novos produtos, úteis, económicos e de qualidade superior.

    A minha pegada ecológica

    Na natureza nada se perde tudo se transforma.
    Observar, caminhar, viajar, experimentar,  tudo isto culminou numa sensibilidade  patente no uso, em especial, de materiais orgânicos, paus, frutos, etc, cujo destino seria a decomposição, e que trabalhados, resultam em algo mais.
    Bombonuts A Bombonuts nasceu para espalhar doçura pela cidade do Porto!
    Desfrute dos originais recheios das nossas bombocas e saboreie a fofura dos nossos donuts na sua empresa ou no conforto da sua casa.
    Todas as semanas haverá uma nova surpresa para que possa experimentar sabores diferentes.
    Candle Charm – Velas Artesanais É um projeto recente que faz Velas Artesanais totalmente produzidas à mão. Usa variadíssimos produtos tais como parafina, verniz para velas, parafina em gel, etc.
    Centropontoarte Centropontoarte - Atelier de Artes Gráficas é uma paixão. De dois artistas, um pelo outro, pela vida e pelas Artes.
    Em 2014 surgem as GRAPHICBAG: Carteiras únicas, porque cada mulher é especial. Serigrafia, tipografia, bordado, gravura... fazem destas carteiras arte em moda.

    CC Atelier

    O CCAtelier tem como objectivo a criação de acessórios de moda nomeadamente carteiras, golas, lenços e algumas peças de bijuteria. Toda a manufacturação é feita com o intuito de utilizar materiais menos nobres e os transformar em peças actuais e com glamour.
    Coletivo AVERTIGEM A produção do coletivo é constituída basicamente de pinturas e desenhos, porém possui a intenção de ampliar o espaço de produção para o espaço urbano.
    Colheradas Gourmet by Adriana Colheradas Gourmet by Adriana  é um projecto que nasceu há dez meses. É na cozinha, de volta dos doces que Adriana se sente mais realizada, é a sua paixão. Adora ver a família, amigos e os clientes a provarem o que faz. Gosta de ajudar nos melhores momentos, para que também sejam um pouco seus.

    COMvestidos

    Tratam-se de peças de vestuário de autor, únicas, sobretudo de senhora, sempre recebendo as ultimas influencias do mundo fashion, com elevada qualidade em termos de materiais utilizados e acabamento realizados à mão. Os preços são low cost.

    Da Minh’Alma

    Produzimos e comercializamos acessórios de moda – echarpes, colares, brincos, aneis, pulseiras, etc – nos mais diversos materiais.
    Galho Os Cadernos Galho distinguem-se pela combinação de papéis ainda usuais em papelaria com outros que têm caído em desuso. Essa combinação de materiais torna-os numa peça única. A variação interior quebra com a habitual monotonia dos cadernos e transforma-os num desafio para os seus utilizadores.
    Cada caderno tem a sua Personalidade!

    Little Nothing – Paula Castro

    A Little Nothing – Paula Castro é uma marca de joalharia de autor, que se caracteriza pelas suas peças orgânicas, irregulares, com imperfeições, texturas, emoções e sentimentos. A natureza é uma dominante. Quer pelos materiais que utiliza (muitos deles encontrados nos caminhos das montanhas), quer pela inspiração que esta provoca. As formas, as cores, os materiais, a luz, os reflexos, o sussurrar de água, a poesia, dão a inspiração às mãos para construir as suas peças.
    Locas Biju Locas Biju é uma marca registada que surgiu de um grande interesse por bijuteria e de uma enorme  vontade de fazer algo novo. Aqui todas as peças nos são queridas e especiais por isso todas reflectem o nosso carinho e inspiração, o gosto e empenho pessoal de quem gosta de fazer bem.
    Made in Rainbow É um projeto que se propõe essencialmente recriar o imaginário infantil em peças 3D cheias de carinho para que os ambientes das crianças fiquem repletos de cor!
    Trabalho maioritariamente com feltro e tecido, e embora as crianças sejam o publico alvo, também apresenta peças para decoração de ambientes.
    Made with Love – o artesanato da Sonia C Made with Love foi criado em Maio de 2012. Começou pela paixão das peças feitas à mão em crochet. Crochet aprendido em criança tal como o bordado apresentado em pequenos apontamentos em algumas peças. Made With Love torna-se único e diferente pelas cores e uso de botões.
    Maria Prendinhas O projeto consiste na criação de produtos variados de moda e decoração, nomeadamente, bijuteria, carteiras, camisolas, porta-retratos, caixas e bordados.
    Para a criação das peças são usadas diferentes técnicas de colagem, bordados ou pinturas e diferentes materiais como missangas, tintas, aplicações em tecido, malhas e crochés, fechos, botões, entre outras.
    Mima-te – artesanato contemporâneo Este projeto nasceu do gosto pelas artes, pintura, escultura e cerâmica. Tendo o atelier em Barcelos, a pintura de galos de Barcelos foi um passo natural.
    Mirró Natural Cosmetics Os produtos cosméticos Mirró são feitos de forma inteiramente artesanal, com foco em ingredientes naturais e orgânicos , livres de tóxicos e amigos dos animais, desde cada ingrediente eco certificado à embalagem reciclada. Formulados para assegurar excelentes propriedades hidratantes e protetoras de todos os tipos de pele, a Mirró conta com 7 sabonetes corporais e faciais e 3 máscaras faciais peel-off.
    NIKIBI Designs A NIKIBI é uma marca de design de joalharia contemporânea, em que, os seus produtos se destacam pelo seu carácter minimalista e intemporal.
    No Ponto Certo – compotas que derretem a alma

    Somos uma marca registada, e os nossos produtos são: compotas, licores, mel e chás, livres de quaisquer corantes, conservantes ou aditivos artificiais. Utilizamos métodos 100% tradicionais, com as receitas que passaram ao longo de gerações até aos nossos dias. Garantimos a excelência do nosso produto final, pois todo o processo é feito por nós, desde do cultivo de toda a produção (de forma biológica), até à sua confeção final.

    Oh Queirós! A Oh Queirós é uma marca de caixas de música artesanais e outros materiais para sonhos. Todas as caixas são pintadas à mão, numeradas e únicas, sendo que nenhum modelo se repete. Os restantes artigos variam entre azulejos pintados à mão, marcadores de livros, blocos e canetas de aparo também pintadas à mão. A Oh Queirós cria peças únicas para pessoas únicas.
    Ponto de malha A ponto de malha ® é uma marca portuguesa de roupa e acessórios em malha de fabrico artesanal.
    Todas as peças são concebidas e executadas manualmente por nós - reinterpretando modelos mais ou menos tradicionais -, explorando diversas técnicas e instrumentos, como as agulhas e a máquina de tricot, o crochet de grampo e tunisino, os teares extensíveis e os teares de pregos - muito utilizados antigamente -, numa tentativa de recuperação desta arte.
    Porto Café

    Produz aguarelas e cerâmicas.

    Quick Massage A Quick Massage é uma técnica de massagem rápida com duração de 15 min. É feita numa cadeira especialmente projetada para essa finalidade, onde a pessoa fica em posição confortável e relaxante, proporcionado logo no primeiro atendimento, o alívio imediato de dores musculares das regiões cervical, dorsal, lombar e membros superiores e das tensões e cansaço do dia-a-dia.
    Tea & oatcakes Tea & oatcakes é uma marca portuguesa dedicada à criação de joalharia contemporânea.
    As peças são concebidas e elaboradas combinando a exploração de ideias por meio do desenho e as técnicas de produção artesanais.

Sede

  • Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
    Largo de S. Domingos, 19
    4050-545 Porto
  • Tel: + 351 22 339 35 30
    Fax: + 351 22 339 35 44

Newsletter